
Mulher é presa em flagrante com munições, aparelhos eletrônicos e mais de R$ 2 mil em espécie durante operação contra tráfico em Picos
02/05/2025 - 18:40Todo o material foi recolhido e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
O prêmio é um reconhecimento pela excelência em gestão pública e os índices de desenvolvimento do município. A 14° edição do prêmio “Melhores Prefeitos do Nordeste – 100 Melhores Governos e Prefeitos das Américas” reuniu em Brasília, capital do país, alguns dos grandes expoentes da política brasileira. Como forma de incentivar a integração à municipalidade, além de promover uma vitrine com os modelos administrativos que estão dando certo em cidades brasileiras, a comenda representa um estimulo a gestores que fomentam com a elevação dos índices de desenvolvimento de seus respectivos municípios.
Foi nesse encontro de experiências e relatos de gestões exitosas que prefeitos e autoridades políticas de todo o Brasil estiveram em Brasília, na noite desta terça-feira (24) para a solenidade de entrega do prêmio no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. O Piauí foi representado pelo gestor de uma das principais cidades do Estado, a mesma considerada a capital do mel e uma das principais geradoras de ICMS da região nordeste. Picos é hoje não somente uma cidade focada no desenvolvimento local, cresce aprendendo a lidar com as dificuldades, driblando problemas comuns em qualquer cidade brasileira e valorizando sua principal matéria prima: o cidadão.
Conhecido pelo tom otimista e progressista que gosta de imprimir a seus feitos, o prefeito do município, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano é pela segunda vez, homenageado pela Organização Brasil Américas, responsável pelo prêmio. Índices de crescimento positivo, em diversos setores como educação, social, saúde e infra-estrutura representam hoje, o melhor cartão de visitas de Picos, que não perde o titulo de cidade-modelo. A gestão de Medeiros, como o próprio costuma a dizer é pauta em progresso, tanto que popularizou o termo, “alavancar o progresso”, ao qual sempre faz referencia quando fala no município-modelo.
Para o gestor, crescer foi um compromisso expresso em cada um dos números que hoje estampam a sua administração, em cada setor: seja pelos novos ônibus adquiridos para transporte escolar, a elevação da quantidade de alunos matriculados, hoje passando dos 12 mil alunos, entre outros, como a ampliação de centros de saúde nos bairros de Picos, aquisição de veículos novos para a saúde local, manutenção rigorosa de todos os serviços, passando pelos projetos sociais e seus maiores orgulhos: as obras de infra-estrutura espalhadas nos quatro cantos da cidade. Um conjunto que levou os índices de desenvolvimento do município a patamares bem favoráveis, reconhecidos tanto pela população local, quando por entidades que congregam a municipalidade.
A segunda indicação, em dois anos seguidos soou para o prefeito como um incentivo. Ele faz questão de dizer que este não é um prêmio próprio, é uma conquista de toda uma população que desejava mudança e novos rumos para o município. “Esse prêmio eu dedico ao povo de Picos. Ele não é de cada um que confiou a mim os destinos desse município”, resumiu Gil Marques.
Companheiro de partido, o deputado federal Marcelo Castro, prestigiou ao lado de outras autoridades piauienses a entrega do prêmio a Gil. Em entrevista lembrou as dificuldades, no inicio da gestão Ordem e Progresso, e disse que acompanhou de perto a transformação do município. “Sempre que andava pelo Piauí a fora, costumava usar o Gil como exemplo em minhas falas, exemplo de um prefeito empreendedor, que tirou um município do caos e esta trabalhando para que ele cresça”, explicou Marcelo. Além do deputado peemedebista, prestigiaram Gil os deputados Julio Cezar Lima (DEM) e o senador Heráclito Fortes (DEM), que também foi um dos homenageados da noite além do secretário municipal de governo João Bosco de Medeiros.
Na mesa de honra, o prefeito de Picos dividiu espaço com grandes nomes da política nacional, entre eles, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o prefeito de Belém, Pará Duciomar Costa (PTB) além do Ministro do Trabalho Carlos Luppi. Este fez a saudação inicial a todos os prefeitos, que vieram ser homenageados, de todas as partes do Brasil.
Na mesa de honra, o prefeito de Picos dividiu espaço com grandes nomes da política nacional, entre eles, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o prefeito de Belém, Pará Duciomar Costa (PTB) além do Ministro do Trabalho Carlos Luppi. Este fez a saudação inicial a todos os prefeitos, que vieram ser homenageados, de todas as partes do Brasil.
A solenidade foi encerrada, em seguida, os gestores premiados participaram de um jantar de confraternização. A 14° edição do prêmio é uma realização da Organização Brasil Américas, em parceria com o Sistema Fibra, SESI/SENAI entre outras entidades. As instituições públicas indicadas pelos índices positivos foram avaliadas em diversos critérios pela OMEMP – Organização Mundial de estados, Municípios e Províncias em parceria com a Brasil Américas.
Fonte:Riachão Net