TRE realiza serviços relacionados ao tÃtulo eleitoral em Colônia do PiauÃ
20/01/2025 - 17:11Ação será realizada nos dias 21 e 23 de janeiro, na Câmara Municipal, das 7h às 13h.
A Prefeitura Municipal de Colônia do PiauÃ, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou a Primeira Etapa de Capacitação de Elaboração do Fluxo e Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes VÃtimas de Violência. Este evento, realizado na quarta-feira, dia 3, visa qualificar a rede de atendimento conforme os preceitos da Lei Federal 13.431/2017.
A capacitação teve como objetivo preparar profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação, além de conselheiros de direitos e conselheiros tutelares, para a implementação da Escuta Protegida. A Escuta Protegida é um procedimento que visa assegurar um atendimento especializado e humanizado para crianças e adolescentes em situação de violência, minimizando o impacto psicológico das entrevistas e intervenções necessárias.
A ação foi conduzida pela assistente social JanaÃna Lucélia, mestre e doutoranda, que possui vasta experiência na área e já atuou como secretária de assistência social de Teresina. JanaÃna destacou a importância de um atendimento qualificado e articulado entre os diferentes setores para garantir a proteção integral das vÃtimas.
Conceição Segunda, secretária de assistência social de Colônia do PiauÃ, ressaltou a relevância dessa capacitação para o municÃpio: "Estamos empenhados em qualificar nossos profissionais para que possam oferecer um atendimento adequado e eficiente à s nossas crianças e adolescentes. A capacitação é um passo importante para a implementação de um protocolo unificado que garanta a segurança e o bem-estar das vÃtimas de violência."
A secretária finalizou dizendo que iniciativas como essa, demonstra o compromisso da administração municipal em fortalecer a rede de proteção e assegurar que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e protegidos, conforme previsto na legislação federal. A próxima etapa da capacitação está prevista para o próximo mês, com a continuidade das ações de formação e implementação dos protocolos de atendimento.