
Sinal analógico será desligado em Floriano e mais 17 cidades do PiauÃ
30/06/2025 - 11:34Por conta disso, moradores dessas cidades precisam migrar para sinal digital para continuarem assistindo tv aberta e gratuita a partir do dia 1º de julho.
O PREMEN – Programa de Expansão e Melhoria do Ensino, é um programa federal criado na década de 80 e que tinha como proposta oferecer o ensino médio (antigo 2º grau) integrado ao curso técnico.
Por ser considerada uma das principais cidades do sul do estado do PiauÃ, Floriano ganhou uma unidade do PREMEN. A escola começou a ser erguida em 1982 e inaugurada no dia 21 de Dezembro do mesmo ano.
Depois de 26 anos de existência a direção da escola e os professores resolveram fazer uma homenagem aos ex-diretores e professores que passaram pelo Premen.
Na biblioteca foi montada uma galeria com as fotos dos ex-diretores, professores que dedicaram parte de sua vida profissional à administração da escola.
Os melhores alunos desse ano na escola também receberam homenagens.
Durante a solenidade um grupo de dança formado pelas alunas fez uma bela apresentação fruto do primeiro festival de dança promovido pela escola este ano.
Outro momento especial foi a homenagem prestada ao comerciante e educador Calisto Lobo, um sÃrio-libanês que chegou a Floriano em uma das primeiras colônias árabes.
A neta do saudoso Calisto Lobo, Rosa Maria Bucar Lobo, recebeu as homenagens e falou sobre a dedicação do avó a educação e como a famÃlia se sente feliz pela homenagem.
O evento contou ainda com a presença do Diretor Estadual de Educação Profissional, Marcilio Farias. Ele anunciou a reforma e ampliação do Premen de Floriano, pois a partir de 2009, o Premen passará a ser chamado de Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo – CEEP. Segundo Marcilio Farias, cerca de 2 milhões e 800 mil reais serão investidos na reforma e ampliação do Premen.
O centro irá ser transformado numa nova escola, seguindo o exemplo do Premen de ParnaÃba – o primeiro a receber as inovações do governo. Com as mudanças o CEEP de Floriano não oferecerá apenas o ensino médio, mas o ensino integrado ao técnico. Além dos cursos subseqüentes.