
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
O presidente da Câmara de São Julião, o vereador Francisco de Assis Brito (PSD), foi preso nesta sexta-feira (9), acusado de furtar água da adutora de Piaus, no Sul do Piauí. Ele é a quinta pessoa presa durante Operação Poseidon contra desvios do sistema adutor.
A operação da Polícia Civil foi deflagrada no dia 26 de julho. Francisco de Assis está detido no batalhão da Polícia Militar de Fronteiras.
Os outros quatro presos foram pegos logo no início da operação, em São Julião e Vila Nova do Piauí. Eles responderão pelos crimes de furto qualificado de água mediante fraude e dano ao patrimônio público.
A ação da polícia é coordenada pelo delegado regional de Floriano, Francisco de Assis Carvalho Neto.
A polícia detectou, através de laudo pericial, que havia desvio de água nas terras do vereador e com base nas provas foi realizada a prisão em flagrante.
“O vereador confessou que ele mesmo colocou o colar na tubulação para desviar água da adutora de Piaus para sua propriedade”, disse o delegado Francisco de Assis Carvalho.
Na residência do presidente da Câmara foram encontrados dois carros-pipa, duas caixas d’água, uma de 10 mil litros e outra de 5 mil litros. “É uma grane quantidade de reservatório de água para uma propriedade só”, acrescentou o delegado.
Entenda o caso
O sistema ainda está em fase de testes e, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar-PI), durante um dos procedimentos para avaliar o tempo que a água demora a seguir da Estação de Tratamento para uma das cidades que será beneficiada, observou-se que o percurso que seria realizado em 1h, durou 7h para ser concluído.
A adutora deverá abastecer cinco cidades do interior do Estado, sendo elas São Julião, Pio IX, Fronteiras, Campo Grande do Piauí e Vila Nova. Os ‘gatos’ fazem com que a data de inauguração seja adiada por mais tempo.
Cerca de 25 mil pessoas serão beneficiadas com a água distribuída pela adura de Piaus. Segundo a Semar, os desvios foram feitos tanto nas partes subterrâneas, como nas partes expostas das tubulações.
A obra, orçada em R$ 40 milhões, faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e, inclusive, recebeu uma visita da presidente Dilma Rousseff em janeiro deste ano.