
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Áreas de instabilidade tropicais dão origem, entre a tarde de segunda e a manhã de terça (16) a nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no centro-sul do Piauí, no oeste e sul da Bahia e no centro-sul do Maranhão. A chuva, de acordo com a Defesa Civil, poderá ser de forte intensidade e acompanhada de raios.
Na segunda-feira, áreas de instabilidade associadas à atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul mantiveram as pancadas de chuva no nordeste e norte do Mato Grosso do Sul e no leste, centro e norte de São Paulo. Em alguns momentos, a chuva foi de forte intensidade e acompanhada de raios e de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h. Nesta terça-feira, o alerta é válido para o leste, nordeste e norte do Mato Grosso do Sul e para todo o Estado de São Paulo.
Entre hoje e amanhã, os ventos úmidos vindos do mar formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva ocasional em Santa Catarina, particularmente, no litoral sul, Grande Florianópolis, litoral norte e Vale do Itajaí; no litoral e leste do Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul. Alerta-se que a chuva pode ser de forte intensidade e persistente.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros. As freqüentes chuvas podem aumentar o risco de deslizamentos. A população, segundo a Defesa Civil, deve evitar áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.
Fonte: Redação Terra