Estado
Professor Orlando Berti lança e-book gratuito sobre o Webjornalismo no Piauí
Webjornalismo no Piauí tem 140 páginas e é dividido em quatro capítulos.
Por: Da Redação em 13/08/2020 - 16:27
O professor universitário e pesquisador Orlando Berti lançou esta semana o e-book de acesso gratuito 'Webjornalismo no Piauí'. O livro é resultado de uma pesquisa sobre os mais de 20 anos de práticas webjornalísticas no estado.
Professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Orlando Berti detalha o surgimento do webjornalismo no Piauí, momentos de erros e acertos, passando pelo avanço na capital e interior e chegando a atualidade, trazendo o mais completo levantamento de sites jornalísticos já feito no Piauí.
Curiosidades e levantamento histórico
O livro traz muitas curiosidades do surgimento do webjornalismo no estado e, inclusive, o cenário político em que ele se deu. Também detalha o início das atividades de portais pioneiros na área como o Só Política, que não existe mais, o 180graus e o Portal AZ.
"Desde 2018 venho pesquisando com mais profundidade o webjornalismo no nosso estado. Não só em Teresina, mas em todos os 224 municípios. É uma forma de contribuir para sistematizar tendências, fazer reflexões e refletir sobre a área. Esse é um dos papéis da universidade”, destacou o professor, que é jornalista, mestre, doutor e pós-doutor em Comunicação.
"Com a pandemia, o isolamento social e nosso trabalho em home office era mais que uma obrigação pesquisar. O livro sai em forma de e-book e gratuito como uma resposta direta ao conhecimento e a formação da sociedade, responsável por nosso salario", completou.
Estrutura da obra
Webjornalismo no Piauí tem 140 páginas e é dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo fala sobre o início do webjornalismo no estado. O segundo capítulo fala do avanço da área em todo o Piauí. O terceiro capítulo trata sobre os sites jornalísticos e suas questões regionais por meio dos 12 territórios de desenvolvimento. O quarto capítulo traz uma lista dos quase 250 sites webjornalísticos atualmente funcionando no Piauí.
O livro, publicado pela EdUESPI, pode ser acessado e baixado gratuitamente, CLIQUE AQUI!
Fonte: Com informações da assessoria