
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Professores, funcionários e pais de alunos, realizaram uma reunião na noite desta quinta-feira, 22 na Unidade Escolar Eva Feitosa para discutirem o possível fechamento daquela unidade de ensino a partir de 2013, onde a escola passaria a funcionar a sede da 8ª Gerência Regional de Educação.
O fechamento da escola faz parte de uma reorganização que será feita pela 8ª Gerência de Educação, visto que a partir do próximo ano o estado ficará responsável apenas pelas modalidades de Ensino Médio e Técnico. Caso a escola seja fechada, todos os alunos serão transferidos para outras unidades da rede municipal e estadual de ensino. Pais, professores, diretores e funcionários se posicionaram contra a medida.
Presente a reunião, a gerente regional da 8ª GRE, Marineide Soares, afirmou que a mudança é garantida pela LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Básica) onde afirma que o ensino médio é de responsabilidade do estado, enquanto o ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios.
Foto: Velhacap.com.br
“Não estamos criando regras, apenas cumprindo uma determinação que não é nova e que a própria Constituição Federal e a LDB nos asseguram. Existem escolas que tem problemas que não podem ser desconsiderados, como por exemplo, o número pequeno de alunos, o que dificulta a funcionalidade” afirmou a gerente.
A professora Paulina Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em educação considerou a decisão da secretaria estadual de educação como inconsequente. “O governo não deve se valer em quantidade de alunos e sim na qualidade da educação. Uma escola do porte do Eva Feitosa não pode fechar as portas”, declarou.
A professora Teresa Sousa, diretora Adjunta da escola, lamenta a situação afirmando que a escola tem número suficiente de alunos para continuar em funcionamento, e que foi tomada de surpresa com a informação. ”Lamentamos muito essa situação. Alunos e professores aqui formam uma família. Tem funcionário que trabalha aqui na escola há mais de vinte anos. Não sabemos o que vai acontecer com esse pessoal. O sentimento agora é de profunda tristeza. Sinceramente só lamentar”, disse a professora.
Reorganização das escolas
Essas mudanças fazem parte de um processo de reordenamento que deverá acontecer nas escolas estaduais a partir de 2013.As mudanças fazem parte da política do Governo do Estado de otimização dos espaços escolares.
A gerente regional Marineide Soares, esclareceu que reordenamento da rede estadual segue o propósito do governo de priorizar ações em escolas de Ensino Médio. “Para que seja um ensino competitivo, capaz de colocar cada vez mais alunos nas universidades”, pontuou a gerente de Educação.
A professora garante que nenhum aluno ficará sem estudar, nenhum profissional ficará sem emprego, acrescentando que as mudanças se estendem a todas as cidades que fazem parte 8ª Gerência Regional de Educação.
A partir dessa reorganização da rede de ensino, uma das melhores escolas do Piauí, o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Desembargador Pedro Sá ganhará 280 novas vagas. A escola passa a ter, a partir de 2013, seis turmas de 1º ano, uma de 2º ano e uma de 3º ano.
Já a Unidade Escolar Rocha Neto terá apenas turmas de Ensino Médio e ficará aberta somente nos turnos manhã e tarde. A escola Farmacêutico João Carvalho será completamente destinada a alunos de Ensino Médio, nos três turnos. À noite, além do Ensino Médio regular, o “Estadual” terá turmas de EJA – Educação de Jovens e Adultos.
A comunidade escolar do José Reis ficará coabitada no Caic, que oferece Ensino Fundamental pela manhã e Ensino Médio Profissionalizante durante a manhã e tarde.
O laboratório da escola José Reis ficará aberto à comunidade. Lá, também serão ministradas as aulas do Projovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens.
O Nogueira Tapety abrigará o CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos (manhã) e o Programa de Educação com Mediação Tecnológica - MAIS SABER (noite).