
Colônia do Piauà realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
02/05/2025 - 10:27Evento reuniu profissionais e sociedade civil para discutir propostas voltadas à saúde no ambiente de trabalho
Iniciou na última segunda-feira (25), a atualização cadastral dos beneficiários do programa Bolsa FamÃlia em Colônia do PiauÃ, bem como o recebimento de novos cadastros.
Tanto o cadastramento quanto o recadastramento serão feitos no Centro Social do MunicÃpio, no perÃodo de 25 de maio a 30 de junho, de segunda à sexta-feira, das 7 à s 17h. O secretário de Assistência Social, Edson Josué, visando otimizar o atendimento, elaborou um cronograma que estabelece uma meta de 100 pessoas atendidas por dia, sendo que metade em cada turno.
O atendimento será feito por seis técnicos da SEMAS – Secretária Municipal de Assistência Social, os quais foram devidamente capacitados para o trabalho, através de treinamento especÃfico.
Todos os beneficiários cadastrados no programa devem procurar o Serviço Social para atualizar os dados. As famÃlias que desejam se cadastrar para receber o benefÃcio, também devem se dirigir ao mesmo local, observando o perÃodo e horários estabelecidos.
O cadastro tem que ser atualizado no máximo a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança nas informações como alteração na renda e no número de pessoas da famÃlia. Beneficiário do Bolsa FamÃlia com os dados desatualizados há mais de dois anos e que não fizer em a revisão cadastral pode ter o benefÃcio bloqueado.
A documentação exigida para cadastramento e atualização cadastral é:
- CPF;
- RG,
- TITULOR ELEITORAL e
- CARTEIRA DE TRABALHO.
As famÃlias que se cadastrarem no programa nesta campanha, terão seus dados inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). No entanto, o cadastramento não implica a entrada imediata dessas famÃlias no programa e o recebimento do benefÃcio, uma vez que somente com base nas informações inseridas no CadÚnico, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) seleciona, de forma automatizada, as famÃlias que serão incluÃdas no programa a cada mês. O critério principal é a renda per capita da famÃlia (total de rendimentos da famÃlia dividido pelo número de pessoas da famÃlia) e são incluÃdas primeiro as famÃlias com a menor renda.
Podem fazer parte do Programa Bolsa FamÃlia as famÃlias com renda mensal de até R$ 137,00 (cento e trinta e sete reais) por pessoa devidamente cadastrada no CadÚnico.
.
Segundo o Secretario Edson Josué, são esperadas cerca de 500 novas famÃlias para cadastro e a meta de atualização prevê recadastramento de 100% das famÃlias já beneficiadas pelo programa no municÃpio.
Veja o os números do Programa Bolsa FamÃlia em Colônia do Piauà :
- FamÃlias Cadastradas - 2.025
- FamÃlias Cadastradas e Habilitadas (aptas a receber o benefÃcio) - 1.726
- FamÃlias Beneficiadas (que já recebem o benefÃcio) - 1.148