
Colônia do Piauà realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
02/05/2025 - 10:27Evento reuniu profissionais e sociedade civil para discutir propostas voltadas à saúde no ambiente de trabalho
 A prefeitura Municipal de Colônia do Piauà através da Secretaria de Educação em parceria com a Obra Kolping do Piauà e Asas promoveu uma formação do programa Cisternas nas Escolas: Encontro Reafirma Educação Contextualizada como Missão.
O programa cisternas nas escolas é uma ação que tem como objetivo proporcionar acesso a água com qualidade e em quantidade suficiente para atender as necessidades em localidades com dificuldades de acesso à água. A tecnologia social implementada neste caso é a Cisterna de placas de cimento com capacidade para armazenar até 52 mil litros de água, com captação de água da chuva a partir do telhado da escola. A água captada supre as necessidades das escolas até 8 meses.
As escolas contempladas em Colônia do Piauà foram: Escola Maria Maroto (Marrecas) Escola Elias José de Sousa (Angical) e Marcito Madeira Campos (Corte). Além dos professores dessas escolas, participaram da formação professores da EFADE de Santo Inácio.
O programa cisternas nas Escolas se torna especial por algumas razões, entre elas, pela a oportunidade das escolas rurais terem sua estrutura para captação e estocagem de água, também porque dá a oportunidade da sociedade civil construir, sendo uma parceria com o setor público e fortalecer o debate para o desenvolvimento da educação contextualizada.
"A chegada do programa Cisternas nas Escolas rurais em Colônia do Piauà tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência com o seminário, mesmo nos perÃodos mais secos. A participação da população é essencial para o sucesso da ação", ressaltou o secretário de Educação.