
Obra de praça e campo de futebol é iniciada no povoado Buriti do Canto, em Oeiras
20/05/2025 - 16:57Obra com recursos de emenda parlamentar transforma centro do povoado e substitui campo improvisado por estrutura com arquibancada.
Como sempre acontece, o Projeto Cidadania Ativa, da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), antecedeu a instalação do Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, que está sendo realizado em Oeiras. O Projeto Cidadania Ativa aconteceu no prédio da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Centro.
Segundo a coordenadora do Projeto, Irene da Mata, da Sasc, a expectativa era atender, até às 17 horas desta sexta feira, cerca de mil oeirenses, que procuraram, por exemplo, o Espaço da Beleza, que ofereceu serviços de cabeleireiro, maquiagem, limpeza de pele e outros cuidados estéticos. Além do Espaço da Beleza, que cuida da autoestima das pessoas, teve serviços como o Espaço Infantil e o atendimento à população por parte de agentes da Ouvidoria Geral do Estado.
Também aconteceram serviços de saúde pública, ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. Foi o caso dos exames de glicemia capilar e pressão arterial e ainda das avaliações de caráter nutricional e postural, feitas por parte dos profissionais cedidos pela Prefeitura Municipal de Oeiras, parceria da Sasc na realização do Projeto Cidadania Ativa. Também foram colocados à disposição do público 500 kits de saúde bucal e 1.588 preservativos masculinos.
Rota cidadã
A exemplo do que ocorreu em outros municípios, houve também serviços de expedição gratuita de documentos - Carteira de Identidade, Carteira Profissional, etc. Os beneficiados são também contemplados pelo serviço de fotografias, necessárias à emissão de documentos. O Projeto atende ainda quem está em busca de informações sobre o Programa Bolsa Família e o passe livre para idosos e pessoas com deficiência nos ônibus intermunicipais.
A noite no Ginásio Santaninha aconteceu a abertura do Fórum da Inclusão da Pessoa com Deficiência, que contou com a presença do governador Wellington Dias, da dona Rejane Dias, Secretária da Assistência Social e Cidadania, do vice-governador Wilson Martins, e também de representantes das cidades da região de Oeiras. O Fórum continua durante todo o sábado com encerramento previsto para as 17h.