Educação

Projeto Educar Nestante entrega tablets para estudantes de escolas agrícolas da região de Oeiras

Foram entregues 75 tablets aos estudantes das Escolas Agrícolas - EFADE IV de Oeiras e EFADE II de São João da Varjota.

Projeto Educar Nestante entrega tablets para estudantes de escolas agrícolas da região de Oeiras
Compartilhar
WhatsApp
 Estudantes de duas escolas família agrícola da Fundação Dom Edilberto receberam tablets do projeto "Educar Nestante", desenvolvido pelo Instituto Ubíqua com apoio da Brücke Le Pont e da Swiss Solidarity, e permitirá que jovens tenham acesso remoto ao conteúdo escolar, mesmo sem conexão com a internet.
O evento aconteceu na manhã na última sexta-feira (29), no auditório do ECC em Oeiras e foram entregues 75 tablets aos estudantes das Escolas Agrícolas - EFADE IV de Oeiras e EFADE II de São João da Varjota. 
O equipamento está cadastrado no CPF de cada um deles. Os tablets possui um aplicativo espião onde registra todas as atividades dos alunos e suas localizações. Ao final do programa os aparelhos serão devolvidos ao instituto Ubíqua.
 Projeto Educar Nestante entrega tablets para estudantes de escolas agrícolas da região de Oeiras — imagem 1

Durante entrevista à Rádio Cristo Rei, o superintendente da Fundação Dom Edilberto, padre João de Deus, disse que o aplicativo Educar Nestante, além de permitir o seu uso por alunos que não possuem internet em casa é uma estratégia metodológica diferenciada, que utiliza o conceito da sala de aula invertida, onde o estudante primeiro tem acesso ao conteúdo e depois tem um momento com o professor para tirar dúvidas, reforçar o assunto e construir de forma colaborativa do conhecimento.
O presidente da Ubíqua, Jessé Barbosa, fez questão de observar que com a plataforma e a metodologia usada, tanto pelo professor como pelo estudante, mudam de atitude. "O professor muda de atitude, deixa de ser aquele que vai só repassar o conteúdo e o aluno passa a ser protagonista do processo ensino - aprendizado. Ele lê e estuda antes, para usar o encontro com o professor como um momento de dar um salto no seu conhecimento. O processo de transformação começa aí", declarou Jessé.
O evento foi bastante prestigiado e contou com a participação da coordenadora pedagógica da Ubíqua, Graciele Barroso Moura Fé; Maria José Mendes Neta, Diretora de Ensino e Aprendizagem, representando a Seduc); Francisco Guedes, Diretor técnico da Secretaria de Agricultura e Padre Pereira.
POR:JAYNI COSTA