O evento aconteceu na manhã na última sexta-feira (29), no auditório do ECC em Oeiras e foram entregues 75 tablets aos estudantes das Escolas Agrícolas - EFADE IV de Oeiras e EFADE II de São João da Varjota.
O equipamento está cadastrado no CPF de cada um deles. Os tablets possui um aplicativo espião onde registra todas as atividades dos alunos e suas localizações. Ao final do programa os aparelhos serão devolvidos ao instituto Ubíqua.

Durante entrevista à Rádio Cristo Rei, o superintendente da Fundação Dom Edilberto, padre João de Deus, disse que o aplicativo Educar Nestante, além de permitir o seu uso por alunos que não possuem internet em casa é uma estratégia metodológica diferenciada, que utiliza o conceito da sala de aula invertida, onde o estudante primeiro tem acesso ao conteúdo e depois tem um momento com o professor para tirar dúvidas, reforçar o assunto e construir de forma colaborativa do conhecimento.
O presidente da Ubíqua, Jessé Barbosa, fez questão de observar que com a plataforma e a metodologia usada, tanto pelo professor como pelo estudante, mudam de atitude. "O professor muda de atitude, deixa de ser aquele que vai só repassar o conteúdo e o aluno passa a ser protagonista do processo ensino - aprendizado. Ele lê e estuda antes, para usar o encontro com o professor como um momento de dar um salto no seu conhecimento. O processo de transformação começa aí", declarou Jessé.
O evento foi bastante prestigiado e contou com a participação da coordenadora pedagógica da Ubíqua, Graciele Barroso Moura Fé; Maria José Mendes Neta, Diretora de Ensino e Aprendizagem, representando a Seduc); Francisco Guedes, Diretor técnico da Secretaria de Agricultura e Padre Pereira.
POR:JAYNI COSTA



