
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Nesta quarta-feira, dia 05 de março, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Oeiras promoveu o lançamento do Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI). O evento contou com a participação de representantes do Governo do Estado do Piauí, incluindo a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi).
Dentre os presentes, destacaram-se o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, Adalton Andrande, Rodrigo Cavalcante do Interpi, Cleber Coutinho representando a Rejane Tavares da SAF, os vereadores Gilmar Fontes, Evando do Buriti e Nelson Júnior, Ícaro Carvalho, líder político de Oeiras, e Juvenal Sousa, Articulador Territorial do Vale do Canindé da SAF.
O objetivo principal do PSI é promover melhorias na renda, segurança alimentar e nutricional, acesso a serviços básicos e adaptação às mudanças climáticas na população rural. O projeto tem como público-alvo agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais (PCT), assentamentos da reforma agrária, mulheres e jovens.
Abrangendo 138 municípios em 07 territórios da Bacia dos Rios Piauí e Canindé, o PSI visa aprimorar o acesso à água, condições ambientais, adoção de tecnologias agrícolas e integração de produtores às cadeias de valor. Destaca-se ainda o enfoque especial nas mulheres, jovens e comunidades tradicionais, visando promover uma abordagem inclusiva e sustentável para o desenvolvimento rural no estado.
O lançamento do PSI marca um importante passo em direção à construção de um Piauí mais sustentável e inclusivo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais do estado.