Moradores do Bairro Canela são contemplados com melhorias habitacionais e regularização fundiária em Oeiras
09/09/2024 - 16:07A ação, que garante a segurança jurÃdica dos imóveis, foi possibilitada através do Programa Reurb para Todos.
 A música tem o poder de mudar a história da vida de uma pessoa. São vários os casos de músicos de sucesso que tiveram sua trajetória iniciada em projetos musicais que ensinaram as primeiras noções que proporcionaram um crescimento. A música é capaz de dotar qualquer ser humano de sensibilidade e ativar saberes que ultrapassam o conteudismo, promovendo a formação de profissionais que tenham como princÃpio a realização do bem comum.
Atualmente existe em Oeiras um projeto social, a ASAFE, em que as crianças têm a oportunidade de aprender canto e a tocar algum instrumento musical. Criada em 2018, a ASAFE - Associação Amor e Fé, é uma associação sem fins lucrativos que se baseia em laços de cooperação e solidariedade, atendendo crianças a adolescentes sem fazer qualquer tipo de distinção..
Dentro da Associação, existe a Escola de Música Alfa e Ômega, que funciona no bairro Rodagem de Picos, sob a coordenação da professora Luzia Saldanha e atende crianças a adolescentes regularmente matriculadas nas escolas de Oeiras e que têm a oportunidade de aprender desde canto vocal a tocar instrumentos musicais; bem como desenvolver entretenimento cultural gospel, em distinção de credo religioso fortalecendo, por meio da música a convicção no cristianismo, além de desenvolver a inclusão e a assistência social a crianças e adolescentes, jovens e adultos oferecendo cursos e palestras no que concerne à musica, artes cênicas, dança, instrumentos musicais de percussão, sopro, cordas, bem como outras áreas.
A Escola de Música começou com apenas 12 alunos, tendo apenas um violão, um teclado e uma bateria e um professor. Com o passar do tempo, o trabalho da escolinha foi sendo visto e a procura aumentando e hoje devido a qualidade do mesmo a escolinha trabalha com 96 alunos. E de acordo com a professora Luzia Saldanha este número só não é maior, devido ao fato de que a escolinha não tem um número suficiente de instrumentos necessários para atender à procura.
Os alunos que participam da Escola de música Alfa e ômega, já se apresentaram em diversos eventos na cidade. Todos estão regularmente matriculados nas escolas das redes municipal, estadual e privada de Oeiras, e dentre as muitos retornos está a melhora do desempenho destes, que ficaram mais responsáveis com suas tarefas escolares, melhoraram as notas, passaram a vestir a camisa da escola e valorizá-la, além de conquistarem uma nova autoestima.
Para a professora Luzia Saldanha, os envolvidos no projeto estão sempre engajados em mudanças significativas e fundamentais que façam desse universo um lugar mais inclusivo, justo e harmonioso. "Nosso maior propósito é transformar a sociedade através da música em especial do louvor a Deus. Do nosso projeto, sairão novos músicos conscientes do respeito ao próximo, de valores éticos e de uma conduta totalmente honesta", defendeu ela.
Com o objetivo de atender um numero ainda maior, a professora Luzia Saldanha busca conseguir doações de instrumentos, para que o projeto possa atender um número ainda maior de crianças e adolescentes. Ela diz que as doações podem ser feitas de instrumentos, que não precisam necessariamente ser novos, ou pode ser doado também dinheiro para a aquisição dos mesmos, como também a manutenção.
As doações dos instrumentos podem ser entregues na própria escola, localizada na Avenida José Tapety, 15,60, próximo ao Conjunto Oeiras. Já doações em dinheiro podem ser feitas através da conta em nome da ASAFE:
Banco do Brasil
Agência 2362-0
Conta 29.554-X