
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
Com o objetivo de despertar a curiosidade, o raciocínio rápido e o interesse das crianças pela tabuada, uma vez que aulas tipo quadro acrílico e pincel se tornam cada vez mais cansativas para o aluno e desgastante para o professor, os bolsistas do programa PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que atuam na Escola Municipal Juarez Tapety, realizaram o projeto “Brincando com a Tabuada” com os alunos daquela instituição de ensino.
Durante a realização do projeto, os alunos puderam participar de várias atividades lúcidas com o objetivo de aprenderem a tabuada, a diferenciar as operações e compreender o significado de cada uma delas; agilizar a resolução de situações problemas, além de sentirem cada vez mais o prazer e o gosto pela matemática.
“A matemática no Ensino Fundamental tem um valor formativo, que ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio lógico dedutivo, porém desempenha um papel instrumental, pois é uma ferramenta que serve para a vida cotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as áreas humanas. Esse projeto tem como meta auxiliar o aluno na assimilação e produção do conhecimento a cerca do processo de ensino da tabuada de multiplicação e divisão”, disse Francimar Lustosa coordenador do programa na escola Juarez Tapety.
O PIBID tem como coordenadora geral a Professora Doutora Antônia Dalva França de Carvalho e como coordenador João Marcelo e atuam como monitores, Ana Maria, Aurideia Ribeiro, Edileusa Figueiredo, Jascielma Brito, Kariny Santos, Márcia Gerlande, Maria da Conceição, Maria de Jesus, Nádia Lima e Sheila Fontes.