
Blogueira Ana Azevedo é presa em operação contra facções criminosas no Piauí
30/04/2025 - 08:53Ela e o companheiro, ligado ao Bonde dos 40, foram presos na zona Sul de Teresina
Seis estudantes foram levados pela Polícia Militar para prestar esclarecimentos na Central de Flagrantes de Teresina. Eles foram detidos durante os protestos contra o aumento da passagem de ônibus na capital.
O motorista de um ônibus apedrejado na Avenida Frei Serafim e policiais que participaram da ação de repressão também foram ouvidos. A PM apresentou alguns paralelepípedos como prova dos crimes cometidos durante a manifestação. “Contudo, a forma como o material foi manuseado pelos policiais descaracterizou a prova”, defende Enzo Samuel Alencar, advogado do Diretório Central dos Estudantes da Ufpi.
Sob aplausos, o grupo foi liberado após prestar depoimento. Dois dos seis estudantes eram menores de idade. Acompanhados dos pais, eles foram os últimos a deixar a Central. A polícia condicionou a libertação dos manifestantes à desobstrução da Rua Coelho de Resende, ocupada no final da tarde desta segunda-feira (29).
A prisão dos seis estudantes é encarada como uma forma de repressão aos atos. “Isso significa repressão e criminalização dos movimentos sociais. Quem estava nas ruas eram estudantes e trabalhadores. Não tinha porque a polícia agir como agiu”, diz Elaíne Nascimento, ex-estudante da Universidade Federal do Piauí.
Após a libertação dos jovens, os manifestantes se dispersaram após 10 horas de protestos. Novas manifestações estão sendo planejadas para esta terça-feira (30).