
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Uma ferramenta para acompanhar e avaliar as promessas feitas, durante a campanha eleitoral, pelo governador Wilson Martins (PSB). Será esse o objetivo do "promessômetro", que está sendo criado pelo PSDB. O "promessômetro" será um site onde estarão listadas todas as promessas feitas pelo governador. O lançamento ocorrerá no dia 10 de abril.
O anúncio foi feito pelo deputado estadual Luciano Nunes, que é presidente do Diretório Estadual do PSDB no Piauí. Segundo ele, no site será possível encontrar todas as promessas feitas pelo governador que estão listadas no Programa de Governo apresentado por Wilson Martins junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), além das promessas feitas durante os debates e na propaganda eleitoral gratuíta exibida no rádio e na televisão.
O site, de acordo com ele, será mais um meio para facilitar o trabalho de fiscalização da oposição e também da sociedade. "O que queremos é ter uma ferramenta para que, não só a oposição, mas toda a sociedade possa acompanhar o cumprimento das promessas feitas pelo governador. E foram muitas", explicou, acrescentando que a idéia é facilitar também a fiscalização das ações por parte da sociedade.
Ainda segundo o parlamentar tucano, as promessas serão rankeadas, com notas que variam de 0 a 100%. "Se ele prometeu estruturar todos os hospitais regionais, e, digamos que sejam 10, e ele estruturou três deles, nesse caso , o cumprimento da promessa receberá uma nota de 30%", exemplificou, acrescentando que a ferramenta é um meio mais "paupável" de acompanhar as ações.
Questionado sobre a avaliação dos primeiros meses do governo Wilson e o cumprimento de suas promessas de campanha, o tucano é enfático. "Não são três meses. É exatamente um ano. Há um ano ele recebeu o governo, teve oportunidade de fazer muita coisa e fracassou nas quatros principais áreas do Governo: educação, segurança pública, saúde e infraestrutura", avaliou.
Para a oposição, o Estado vive em um verdadeiro estado de "paralisia". "E isso, não é apenas a oposição que observa. As reclamações é também da sociedade", frisou, citando que, na área da educação, o Governo enfrenta greves de professores, más condições das escolas públicas, greve dos professores da UESPI, carência na estrutura física. Mas as reclamações do parlamentar são estendidas também para as outras áreas. "Na segurança, o governo não nomeia os delegados concursados, as delegacias estão em péssimas condições, os policiais civis e agentes penitenciários ameaçam greve. Na saúde, os hospitais sucateados, aumentando a demanda para Teresina, na infraestrutura, obras paralisadas por todo Estado. Então, a nota que poderíamos dar, nesse caso, é de 0%", argumentou. O tucano disse ainda que, Wilson Martins já está há um ano no Governo e não tem nenhuma grande ação para mostrar. "È um ano sem nada para mostrar. É muito tempo, afinal, é 25% do mandato para qual ele foi eleito", concluiu