
Rafael Fonteles participa da comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Piauà em Oeiras
05/05/2025 - 12:53Na sessão solene, 16 personalidades foram homenageadas com a Medalha do Mérito Legislativo
O Partido dos Trabalhadores comemora 30 anos com seu 4º Congresso Nacional, que acontece entre 18 e 20 deste mês no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em BrasÃlia/DF. Nas discussões polÃticas, o PT deve referendas a posição de ter candidato próprio em cinco Estados, inclusive no PiauÃ. Isso implicaria no partido lançar o secretário de Educação, Antônio José Medeiros, para o pleito de outubro.
A posição contraria a defendida pelo governador Wellington Dias (PT), que trabalha por uma candidatura de consenso dentro dos critérios regionais estabelecidos com os partidos da base aliada. Além de Medeiros, o senador João Vicente Claudino (PTB), o vice-governador Wilson Martins (PSB), e o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) tentam ter seus nomes aprovados pela base.
O PT Nacional quer renovar os mandatos nos cinco Estados que governa: no Acre, com Binho Marques; Pará, com Ana Júlia Carepa; Bahia, com Jacques Wagner; e Sergipe, com Marcelo Déda, a sigla quer reeleger seus governadores. O Piauà é o único que não pode reconduzir ao cargo o atual gestor.
Uma reunião foi marcada para a sede do PT no Piauà para discutir a posição regional a ser levada para o congresso. O encontro deveria ter começado às 15h, e foi atrasado em mais de uma hora.
O presidente do PT no PiauÃ, deputado estadual Fábio Novo, foi internado durante o Carnaval com problemas pulmonares, e não participa dos eventos. Já o governador Wellington Dias deve viajar para BrasÃlia.
O Piauà terá 36 delegados no congresso nacional do PT. Entre eles estão Antônio José Medeiros, a secretária de Administração, Regina Sousa; o superintendente do escritório do Piauà em BrasÃlia, Roberto John; o presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional, Marcelino Fonteles; o deputado federal Nazareno Fonteles; e os deputados estaduais João de Deus e Flora Izabel.