
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
A Casa Civil da Presidência da República emitiu, na noite desta sexta-feira, uma nota sobre mudanças na cúpula da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Guilherme Almeida irá assumir a presidência da entidade dentro dos próximos dias em substituição à Clementino de Souza Coelho, que é irmão do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB). Clementino Coelho estava ocupando o comando da pasta de forma interina.
Com a indicação de Guilherme Almeida para a pasta, o PT acaba por vencer a batalha contra o PSB pela direção da estatal. Almeida já foi superintendente da Codevasf na gestão do ex-governador e hoje senador Wellington Dias (PT). PT e PSB brigavam pela indicação da pasta. Ao assumir a pasta, em janeiro do ano passado, o ministro da integração Nacional, Fernando Bezerra garantiu que a indicação da Codevasf caberia ao PSB. Nesse caso, o "dono da indicação" seria o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB).
Martins chegou a encaminhar uma lista tríplice ao ministro que continha, entre outros nomes, o do seu irmão, Rubem Martins (PSB), atual secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Do outro lado, o PT brigava pela indicação dos nomes. Entre os nomes estava o do ex-secretário estadual de Fazenda, Antônio Neto (PT) e de Luiz Carlos Everton de Farias, que já presidiu o Banco do Nordeste.
A reportagem do O Dia tentou contato com o governador Wilson Martins e com o presidente do Diretório Estadual do PT, deputado Fábio Novo (PT), mas não obteve sucesso.
O comando da pasta estava até então indefinido. Na nota, a Casa Civil afirmou que o nome de Guilherme Almeida já havia sido enviado á Casa Civil há cerca de 50 dias pelo ministro Fernando Bezerra. A nomeação ainda não aconteceu, por ainda haver pendências de natureza burocrática. "Em que pese Almeida já ocupou o cargo de diretor da estatal, a assunção à presidência do órgão exige novas consultas, conforme determina a legislação. Cabe, porém, destacar que, tendo sido concluídas as consultas, Guilherme Almeida será nomeado nos próximos dias", disse a nota.
A revelação da indicação da Codevasf acontece após escândalos envolvendo o ministro Fernando Bezerra. Ele é acusado de beneficiar o seu Estado na destinação de recursos da pasta que preside. Além disso, a Codevasf estava sendo ocupado por Clementino Coelho, que é irmão do ministro, dando margens à denúncias de nepotismo.
Guilherme Almeida formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na Codevasf foi chefe de projetos de irrigação no baixo São Francisco nos estados de Alagoas e Sergipe. Em seguida, foi superintendente regional da 5ª/SR, em Penedo-AL, cargo que ocupou até ser chamado a assumir a Secretaria de Recursos Hídricos e Irrigação do Estado de Alagoas no ano de 1995. Ao retornar à Codevasf, atuou em Brasília como diretor da Área de Produção e como secretário-executivo da Diretoria de Irrigação e Infraestrutura, onde atuou em parceria com Ronaldo Lopes, que na época era superintendente regional da 5ª/SR, em Penedo.
Em 2008 chegou a Teresina como superintendente regional da 7ª/SR e desde então trabalha no gerenciamento das ações de desenvolvimento para os estados do Piauí e do Maranhão. Nos últimos meses, Guilherme Gonçalves ocupou a diretoria de revitalização da Codevasf, em Brasília.