
Polícia Militar apreende drogas, celular com restrição e motocicleta adulterada em Oeiras
30/04/2025 - 08:38Abordagem no bairro Canela resulta na condução de suspeito à Delegacia Seccional após patrulhamento da Operação Planejada
Integrantes de uma quadrilha ainda não identificados pela polícia fizeram na noite de anteontem um verdadeiro arrastão nos caixas eletrônicos de agências do Banco do Brasil nos bairros São Cristóvão, Mafuá e Piçarra. O valor levado ainda não foi revelado pela superintendência do banco que mandou colocar apenas cartazes informativos de que os caixas estavam em manutenção.
O fato foi levado ao conhecimento da polícia na manhã de ontem e momentos depois foram realizados exames periciais, cujos laudos serão anexados aos inquéritos instaurados pelas delegacias do 2º, 6º e 12º Distritos. O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra determinou que as investigações somente devem ser paralisadas quando os autores estiverem presos. Não está descartada a possibilidade da Comissão de Combate às Ações do Crime Organizado – Cico, assumir o trabalho investigativo.
Segundo policiais que estão trabalhando no caso, os bandidos arrombaram dois terminais na agência do Mafuá, na zona Norte de Teresina, três na agência do São Cristóvão e dois na agência da Piçarra. Os bandidos, pelo que foi levantado, são profissionais, pois escolheram os caixas de modelo antigo, onde com uma broca ou outro qualquer instrumento parecido consegue retirar todo o dinheiro por trás do caixas, sem danificar nada na sua frente.
Os bandidos colocam uma banner para evitar serem vistos, depois fitas nos sensores de iluminação e passam a atuar normalmente. Resta saber se nas agências existem vigilantes durante a noite, pois no caso registrado na agência da Praça do Liceu, no final do ano passado, não existia esse tipo de profissional.
Os policiais que estão trabalhando no caso acreditam que o delito foi praticado por integrantes de uma quadrilha de um outro estado, a exemplo do que aconteceu em relação ao Banco do Brasil, na agência da praça do Liceu e nas cidades de Luzilândia e Esperantina, na região Norte do Estado.
A Polícia Federal também foi informada do fato e também está participando das investigações, pois o objetivo principal é localizar e prender os autores do delito.
Sindicato dos delegados foi alvo de um "arrastão"
Nem mesmo o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil – Sindepol, localizado na rua Lizandro Nogueira, número 500, escapou da ação dos bandidos. Ontem, por volta do meio dia, quatro elementos usando um veículo, modelo Siena e um caminhão, modelo baú, chegaram ao prédio e fizeram um “rapa” levando tudo.
A denúncia foi feita pelo delegado Emir Maia, presidente da entidade, afirmando que solicitou a realização de perícia no sentido de conseguir as impressões digitais dos autores do delito, pois agora será feito um trabalho visando chegar aos mesmos.
O delegado Emir Maia afirmou que algumas pessoas viram quando os dois carros estacionaram. Ressaltando que, pela manhã, os mesmos carros foram vistos nas proximidades, mas como o sindicato não funciona durante o turno da tarde, eles preferiram praticar o delito depois do meio dia.
Emir Maia afirmou que as pessoas que testemunharam o fato, estão dispostas a fazer autos de reconhecimento dos acusados. Eles garantem que os elementos que estavam no siena estavam bem vestidos e não aparentavam ser bandidos comuns ou pirangueiros, como são chamados no meio policial.
Um procedimento deverá ser instaurado na delegacia do 1o Distrito, para apurar o arrombamento ao sindicato.
Diário do Povo