
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí: Pelo menos 89 candidatos poderão ficar fora do pleito deste para a Câmara Federal, Senado e Assembléia Legislativa. por estarem irregulares junto a Justiça Eleitoral São pessoas que estão na listas tanto do TCE, quanto do TCU.
Alguns nomes são por demais conhecidos. conhecidos como os deputados Roncalli Paulo(PSDB) e Paulo César Vilarinho.. Paulo é da coligação PSDB/PPS/DEM, que tem como candidato a governador, o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes. Já o deputado Paulo César é filiado ao PTB, presidido pelo senador João Vicente Claudino que é o candidato a governador do estado pela coligação PTB/PDT/PP/PTC.
Existem também, duas pendências na chapa de senador. Trata-se dos casos dos candidatos a senador Heráclito Forte(DEM) e Wellington Dias(PT). Fortes está pendurado numa liminar no STF concedida pelo MinistroGilmar Mendes. Fortes responde Ação movida em 1990 pelo ex-vereador Osmar Jr., acusando-o de usar a logomarca da sua gestão “Unidos seremos mais fortes”, enquanto prefeito de Teresina naquela época para benefício próprio. O então prefeito foi condenado aqui e passados 19 anos nunca houve o julgamento final no STF.
O ex-governador Wellington Dias tem duas condenações por abuso do poder e compra de votos. Ele foi multado aqui em 100 mil reais e a O TSE confirmou a multa, com um detalhe, diminuiu o valor para 30 mil reais. As duas cortes entenderam que houve o crime denunciado, mas que este não foi suficiente para influenciar no resultado do pleito de 2006 que elegeu Wellington Governador do estado. A Ação foi proposta pelo PMDB e diz respeito a Lei assinada por Dias no ano da eleição que deu centenas de carteias de motorista de graça através do DETRAN. A assessoria diz que Wellington está livre por causa da redução do valor. Mas tudo vai depender do Tribunal Superior Eleitoral em Brasíli. No caso do Wellington a condenação já transitou em julgado e não cabe mais recurso. Já Heráclito Fortes aguarda o julgamento