
Homem fica gravemente ferido em acidente de moto em Oeiras
10/05/2025 - 20:11Acidente aconteceu no prolongamento da avenida Rui Barbosa.
O Cine Teatro Oeiras que está passando por uma reforma, está com suas obras bem adiantadas.
Depois de fechado por não ter condições de atender à comunidade, com o teto cheio de goteiras e os equipamentos obsoletos, agora o prédio passa por mudanças. Com o inÃcio da obra de restauração no começo do mês de junho, o Programa Monumenta, executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e ArtÃstico Nacional (IPHAN), entra na sua terceira fase.
O programa estratégico do Ministério da Cultura alia a preservação de conjuntos urbanos das cidades históricas brasileiras sob proteção federal com desenvolvimento social e econômico. Preservar o patrimônio histórico e artÃstico urbano, aumentar o conhecimento da população a respeito da importância do patrimônio e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas de recuperação são os principais objetivos. Ao todo, 26 cidades participam do programa, todas escolhidas de acordo com sua representatividade histórica e artÃstica. Atualmente, no PiauÃ, apenas Oeiras está inserida no Programa, que conta com financiamento do BID e Governo do Estado (cerca de R$ 3,8 milhões) e apoio da Unesco, Iphan, Fundação Cultural do PiauÃ.
Já foram restauradas as praças Mafrense e 24 de Janeiro, o Café Oeiras, o Sobrado Major Selemérico (Prédio do século XVIII, sede do Governo do Estado na época em que a cidade ainda era capital), além da recuperação de 13 mil metros quadrados de vias públicas que estavam recobertos por lama asfáltica, e da construção de várias rampas nos passeios, melhorando a acessibilidade no centro histórico.
O Cine Teatro é um prédio que há alguns anos, encontrava-se em desuso. Ele possui estilo Art Decó e foi construÃdo pelo Coronel Orlando Carvalho na década de 40 (século XX), quando o mesmo era prefeito da cidade. Serviu de palco para as manifestações culturais da comunidade, assim como para abrigar solenidades relevantes, como a posse de juÃzes.
Com informações do Jornal Meio Norte