Estado

Reforma do Museu de Arte Sacra de Oeiras será inaugurada dia 24

Reforma do Museu de Arte Sacra de Oeiras será inaugurada dia 24
Compartilhar
WhatsApp
O governador Wilson Martins vai inaugurar, no próximo dia 24, a reforma do Palácio dos Bispos, prédio histórico da cidade de Oeiras e que abriga o Museu de Arte Sacra. Executadas pelo Governo do Estado em parceria com o programa Monumenta, do Ministério da Cultura, as obras custaram cerca de R$ 200 mil.

O programa Monumenta conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), promovendo obras de restauração e recuperação de bens tombados.

Antigo Palácio Episcopal, construído no século XIX por João Nepomuceno Castelo Branco, o prédio já foi residência dos governadores da província, grupo escolar e residência episcopal até 1976. Hoje é o Museu de Arte Sacra, único do gênero no Piauí.

O acervo do museu pertence quase todo às igrejas de Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição. É composto por imagens de madeira policromada do século XVIII, XIX e XX, varas do pálio, lanternas, crucifixos, castiçais, resplendores e coroas.

Uma das dependências do prédio foi transformada em capela e nela se encontram várias peças, como bancos, confessionários, genuflexórios, cátedra, algumas imagens policromadas do século XVIII, imagens em gesso e um altar que pertenceu à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em uma das salas, estão paramentos e outros objetos dos bispos que passaram pela diocese.

A restauração do Museu de Arte Sacra não é a primeira intervenção do Monumenta em Oeiras. O programa já recuperou os prédios do Cine Teatro Oeiras, do Sobrado Major Selemérico, do Café Oeiras, das capelas dos Passos da Paixão de Cristo, das praças Mafrense e Vinte e Quatro de Janeiro e atuou na remoção na remoção do asfalto do centro histórico da cidade.