
PRF salva bebê de um mês engasgado com leite materno em Floriano
02/05/2025 - 18:23O bebê havia parado de respirar após se engasgar durante a amamentação em casa
Entidades representativas de PCDs e funcionários da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) homenagearam a secretária Rejane Dias, porque o Piauí ganhou o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos, na categoria Garantia dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. A homenagem foi no Salão Branco do Palácio de Karnak, ao meio-dia desta terça-feira, 16.
O prêmio consta de certificado e uma obra-de-arte do artista Siron Franco e foi concedido pelo secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, depois de outorgado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O prêmio foi recebido por Rejane Dias, em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, nessa segunda-feira, 15, durante a 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que prossegue até o dia 18 deste mês.
Durante a homenagem, a presidente da Associação dos Cadeirantes de Teresina, Carla Cléia, disse que os grandes beneficiários da política de inclusão do Estado são as pessoas com deficiência. “Esta é uma trajetória de amor e responsabilidade e quando tais políticas são feitas desta forma vem o reconhecimento”, disse. Ela acrescentou que as PCDs piauienses têm quebrado paradigmas. “Essas pessoas hoje podem exercer seu potencial”, ressaltou.
Vitórias
CIES: conquista Rejane Dias disse que a Seid “é um time que comemora vitórias” e agradeceu a homenagem. “A conquista só aumenta nossa responsabilidade, pois temos que fazer mais cada vez melhor”, disse. Ela acrescentou que o prêmio não teria sido possível sem a dedicação e o trabalho de todos os funcionários da Seid e dos órgãos a ela vinculados, como o Centro Integrado de Educação Especial (CIES), o Centro de Equoterapia, Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), CAS e Cape.
Ela também agradeceu a Wellington Dias pelo apoio que o governador tem dado ao esforço pela inclusão das PCDs. “Temos nos esforçado para que o Estado respeite as diversidades”, afirmou, acrescentando que a Seid tem como desafio a implantação de educação inclusiva em todos os municípios piauienses. Ela também homenageou a equipe do Governo que permitiu ao Estado ganhar reconhecimento nacional há três anos, com o Projeto Cravo, que atende crianças em situação de vulnerabilidade.
O governador Wellington Dias ressaltou que o Piauí, ao receber o prêmio, teve reconhecido o trabalho pelas pessoas com deficiência. “Tivemos avanços na inclusão das PCDs em áreas diferentes, como na Educação com o CIES, na Saúde, na Cultura e até na geração de emprego e renda", destacou.
Mais acessibilidade
Rejane Dias: reconhecimento Ele lembrou que a própria sociedade piauiense tem abraçado a causa das pessoas com deficiência, uma vez que são cada vez mais visíveis obras que permitem o acesso de cadeirantes em lanchonetes, bancos, farmácias e em outros locais públicos.
Finalmente, o governador agradeceu pelo apoio que o Estado recebe da Assembléia Legislativa, que tem votado projetos de interesse das pessoas com deficiência. Ele disse que é grato também à bancada federal do Piauí.
A homenagem em Karnak a Rejane Dias teve a participação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Filho. Participaram ainda secretários de Estado e gestores públicos, que também prestaram homenagem à primeira-dama pelos relevantes serviços na inclusão de pessoas com deficiência.
Fonte: Tom Lima