
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da famÃlia Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
 No mês de novembro, em que se comemora o mês da Consciência Negra, o Mural da Vila e o Tô no Mural fará a série de matérias REPRESENTATIVIDADE, contarão histórias de homens e mulheres negros de Oeiras e região.
Hoje conheceremos a história de Carlos José Valentim.
Carlos José Valentim. Para muitos este nome não remete a um dos homens dono de uma das mais belas histórias de vida de Oeiras. Mas ao falar Antônio Carlos Valentim, todos saberão de quem se trata. É quase impossÃvel ser um oeirense e nunca ter ouvido falar neste senhor que muito contribuiu para a história de Oeiras.
Negro, de origem simples, construiu um patrimônio, formou uma famÃlia bem sucedida, desafiou os padrões religiosos da época, ao fundar a Primeira Igreja Batista numa cidade em que o catolicismo sempre foi a religião predominante.
Antônio Carlos Valentim nasceu em 10 de novembro de 1933, filho de Hermógenes José Valentim e Helena Maria Valentim. É casado há 68 anos com Maria José Rodrigues Valentim, com quem teve os filhos: Francisco Carlos, Carlos Amado, Carlos Jônatas, Carlos David e Carlemita. Tem mais três filhos adotivos: Raimunda, Lameck e Betinha. Tem ainda 24 netos e 12 bisnetos.
Logo após o seu casamento, Antônio Carlos teve que sair de Oeiras em busca de trabalho, passando a morar por três anos no estado de Goiás. Ao retornar, foi trabalhar como lenhador, ao lado do seu pai, logo em seguida passou a trabalhar como carvoeiro, na região onde hoje é o Soizão.
A fundação da Igreja Batista
No perÃodo em que trabalhava como carvoeiro, conheceu o casal de americanos, Dr. Robertt Tillotson e sua esposa Margarett em 1956. Missionários da Igreja Batista, estavam na região num trabalho de expansão da igreja. Ao chegarem a Oeiras, precisaram de um pedreiro para trabalhar no local em que seria a sede da igreja. Para este trabalho, foi indicado Inácio Valentim, irmão de Antônio Carlos.
CLIQUE AQUI E CONTINUE A LER