Oeiras inicia ciclo do Selo UNICEF com realização do 1º Fórum Comunitário
04/12/2025 - 16:47Encontro reuniu gestão municipal, comunidade e jovens para definir indicadores e ações do novo ciclo
O Rotary Club de Oeiras realizou na última quinta-feira (27) uma roda de conversa para debater o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil. O evento foi uma oportunidade de diálogo e troca de experiências com o objetivo de promover a reflexão crítica, a participação cidadã e a construção coletiva de conhecimentos e propostas para o fortalecimento da proteção das crianças e adolescentes. O evento faz parte da programação da XIX Caminhada da Paz, que acontecerá no dia 1º de maio.
O Brasil é o quarto país do mundo em número de homicídios de crianças e adolescentes, segundo o relatório "Violência Letal contra as Crianças e Adolescentes do Brasil", divulgado em 2020 pelo Comitê Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (CNDHCA). Além disso, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou 7.447 denúncias de estupro nos cinco primeiros meses de 2022, sendo que 79% das vítimas eram menores de idade, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Esses dados alarmantes mostram a urgência de se enfrentar esse problema que afeta a vida e os direitos de tantos meninos e meninas.
A roda de conversa contou com a participação de profissionais do Conselho Tutelar (Maria de Jesus), do Ministério Público (Dra. Débora da Costa), do Creas (Gardenia de Sousa), da Semed (Lívia Vale) e da Educação da 8ª GRE (Eloiza da Paixão). Eles compartilharam informações sobre os avanços dos direitos das crianças e adolescentes, a realidade nas escolas, os canais de proteção e os crimes contra a dignidade sexual infanto-juvenil. Eles também responderam às perguntas e às dúvidas dos participantes, que puderam expressar suas opiniões e sugestões sobre o tema.
Mais de 200 pessoas participaram do evento, que foi aberto ao público e teve sorteio de brindes. A iniciativa visa promover a cultura da paz e da cidadania na comunidade. A culminância do projeto será no dia 1º de maio, com a realização da XIX Caminhada da Paz, que terá como tema "NÃO ME TOQUE, NÃO SOU BRINQUEDO".
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)