Geral
Rotary de Oeiras apoia vacinação contra pólio
Por: Da Redação em 13/08/2010 - 10:43
Desde 1985, o Rotary International tem ajudado a reduzir a incidência de pólio em todo o mundo. Após 20 anos de trabalho árduo, o Rotary e seus parceiros estão às vésperas de erradicar a poliomielite. Mas, será preciso um golpe final para acabar com ele de uma vez por todas. Esta é a hora.
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado, dia 14, em todo o Brasil. O Rotary Club de Oeiras, através de seu Presidente Miguel Machado, conclama pais e responsáveis a procurar os postos de saúde de nosso município e imunizar crianças menores de 5 anos.
A meta para o país, de acordo com o Ministério da Saúde, é vacinar 14,6 milhões de crianças - 95% dos menores de 5 anos. Para isso, foram distribuídas 24 milhões de doses. Na primeira etapa, realizada no último dia 12 de junho, 14 milhões de crianças foram imunizadas.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente, nos membros inferiores. A doença é transmitida por um vírus e a contaminação se dá principalmente por via oral.
Pólio Plus, o programa mais ambicioso da história do Rotary, é a representação máxima dos trabalhos voluntários na campanha global para erradicação da pólio. Por mais de 20 anos, o Rotary tem conduzido o setor privado a contribuir a esta iniciativa. Hoje, o programa é reconhecido mundialmente como modelo de cooperação público-privada à conquista de uma meta humanitária.
Além de oferecer assistência financeira e voluntários, o Rotary se dedica a obter apoio de outros parceiros do setor público e privado. Um exemplo é a campanha Elimine a Pólio Agora, inspirada pelas extraordinárias doações-desafio feitas pela Fundação Bill e Melinda Gates.
“O Rotary apóia a erradicação da pólio no mundo inteiro. Assim, precisamos também apoiar a o dia da vacinação em nossas comunidades, através de nosso clube. Sabemos do importante papel do Governo Federal, Estadual e das Secretarias de Saúde dos Municípios e estamos divulgando essa ação tão importante para nossa nação”. Falou o Presidente do Rotary Club de Oeiras, Miguel Machado.