
Homem é conduzido pela Polícia Militar de Oeiras por violência doméstica e tráfico de drogas no povoado Itans
26/04/2025 - 17:02Durante atendimento à ocorrência, policiais apreendem 17 trouxinhas de substância análoga à maconha
Esta é uma semana de muitas mudanças no município de São Francisco do Piauí. O prefeito Francisco de Assis de Oliveira Costa e o vice-prefeito (Lívio Coelho) estão se reunindo desde início da semana com os funcionários das diversas secretárias municipais.
Como a prioridade é a saúde, as três equipes do Programa Saúde da Família (PSF) juntamente com seus coordenadores e a secretária de saúde (Marinoqua de Oliveira) expuseram as deficiências ocorridas no ano de 2008.
Nos últimos anos a população estava madrugando nos postos de saúde para agendar uma consulta. De acordo com a atual administração abolir as filas é uma das primeiras mudanças a serem feitas no município.
A prefeitura vai disponibilizar um transporte exclusivamente para levar as equipes do PSF às comunidades rurais mais distantes, evitando assim o deslocamento de crianças e idosos para a cidade. Uma das maiores queixas da população é sobre o descumprimento dos horários e dias de atendimento na saúde.
“A partir de hoje a saúde em São Francisco do Piauí vai ser diferenciada. Faço questão de um atendimento de qualidade. Os agentes de saúde terão que trabalhar em conjunto com as equipes do PSF para viabilizar o atendimento, evitando as filas e o deslocamento desnecessário da população. Médicos, dentistas e enfermeiros devem cumprir corretamente os dias e horários estipulados pelo Programa saúde da família. Só assim teremos a certeza de estarmos oferecendo um serviço de qualidade” afirma o prefeito.
Do hospital aos consultórios odontológicos. Toda rede pública está sendo equipada para recomeçar o atendimento ainda esta semana..
A reunião também tratou sobre os salários em aberto deixados pela administração anterior. Médicos, enfermeiros e odontológos não recebem remuneração desde setembro.
“Todos os salários, 13º e férias serão pagos corretamente a cada profissional. Por não termos ainda a folha de pagamento, nós precisamos fazer um levantamento dos valores pagos anteriormente para cada funcionário. Para isso vamos contar com o auxílio do banco para podermos proceder de maneira correta” - enfatiza a secretária de saúde.
Dados fornecidos em relatório pela Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (SESAPI) mostram a inadequação no uso dos recursos do Programa Saúde da Família. O município precisa se enquadrar às exigências da SESAPI para evitar o bloqueio desse recurso. Uma das medidas a serem adotadas é o cumprimento das metas vacinais propostas pelo Ministério da Saúde.
Essas reuniões estão realizadas em todas as secretárias pelos gestores municipais.
“Novos caminhos para viver melhor” esse é o slogan que a atual administração do município de São Francisco do Piauí para os próximos anos de administração municipal..
Ai5 Piauí