
Oeiras registra 23 novos casos de Covid-19 e uma morte
11/09/2025 - 11:12Boletim apresenta dados de testes realizados no Laboratório Municipal e no Hospital Regional
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura Municipal, realizou neste dia 07, a 2ª Capacitação para Profissionais Técnicos e Gestores sobre Preenchimento Correto da Notificação no VIVA/SINAN e Sobre Encaminhamento de Casos(Vigilância de Violência e Acidentes), ministrada pelo enfermeiro Miguel Ângelo Ribeiro.
O Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes tem como propósito conhecer a magnitude e a gravidade das violências por meio da produção e difusão de informações epidemiológicas e definir políticas públicas de enfrentamento como estratégias e ações de intervenção, prevenção, atenção e proteção às pessoas em situação de violência. O objeto de notificação do VIVA é a violência interpessoal/autoprovocada, segundo tipo de violência (física, sexual, psicológica/moral; financeira/econômica; tortura; tráfico de pessoas; trabalho infantil; negligência/abandono; intervenção legal).
"Estamos cada vez qualificando nossos profissionais a fim fortalecer, junto aos serviços, as notificações contra a violência e lesão autoprovocada. Dessa forma, conseguimos construir um perfil epidemiológico do nosso município e, consequentemente, reduzir as subnotificações dos casos", disse Miguel Ângelo Ribeiro.