Geral
Semana santa: passo a passo
Por: em 13/04/2009 - 00:15
Terminou ontem a Semana Santa de Oeiras, com a procissão e missa do Senhor Ressuscitado, que assim como todas as procissões, atraÃram grande número de fiéis à s ruas do Centro Histórico da cidade.
Desde o dia 02 de Abril a cidade esteve fervilhante, com muitos fiéis, romeiros e turistas, vindos de vários destinos para agradecer e louvar o Bom Jesus dos Passos.
Oeiras teve paralelas as manifestações religiosas, uma programação cultural intensa promovida pela Secretaria Municipal de Cultura além de inúmeras festas, responsáveis por atrair e movimentar ainda mais a cidade.
A Procissão de Passos, como sempre, foi a que teve o maior número de fiéis. Destaque também para a Procissão do Fogaréu, que é a mais famosa pela visibilidade alcançada na mÃdia. Ao final dessa procissão os fiéis acompanharam um dos mais belos sermões deste perÃodo, proferido pelo padre Kleiton Vieira. Em uma linguagem acessÃvel e usando fatos bem atuais, o sacerdote prendeu a atenção de todos que lotavam o Adro da Catedral.
Na Sexta Feira Santa, as cerimônias de Adoração e Descimento da Cruz emocionaram os fiéis. O belo sermão do Padre Domingos Barbosa prendeu a atenção dos presentes. Ao fim do sermão, um grande número de pessoas acompanhou a silenciosa procissão do Senhor Morto pelas ruas de Oeiras.
Durante todos os dias o MURAL DA VILA voltou-se integralmente para este perÃodo em que Oeiras torna-se o repositório mais pitoresco da religiosidade popular, algo que está explicito em atos e representações dos milhares de fiéis que fizeram parte desta Semana Santa secular.
Nossa cobertura, em caráter extraordinário, contou com as belas imagens da fotógrafa Adleuza Pacheco. Convidada especial do MURAL DA VILA, que encheu os olhos de nossos leitores com seu excepcional trabalho.
Outra ilustre convidada foi da advogada Sânia Mary Mesquita, que detalhou com riqueza todas as cerimônias religiosas do evento. Tivemos ainda as crônicas e artigos do historiador e professor Júnior Vianna e do membro do Instituto Histórico de Oeiras, Ferrer Freitas.
A equipe do Mural da Vila foi formada por Adaljerry Ferreira, Edilberto Villanova, Jadson Osório, Eldemir de Castro e Lameck Valentim, que estiveram presentes em todos os acontecimentos que marcaram a Semana Santa em Oeiras, levando ao mundo o que de melhor a cidade possui, afinal esse é nosso propósito: informar sempre, mais e com exclusividade, pois essa é sem dúvida uma de nossas marcas.
Agradecemos a todos que contribuÃram para o sucesso do nosso trabalho.
Para finalizar nossa cobertura, brindamos nossos leitores com o Canto da Maria Béu, que este ano foi interpretada por Bruna Lara. O vÃdeo foi feito por Eldemir de Castro