Esporte
Sempre em vantagem, Vasco cede empate ao Grêmio por 3 a 3 em São Januário
Por: em 09/10/2010 - 20:54
O Grêmio mostrou neste sábado porque é o melhor time do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Depois de estar perdendo por dois gols até os 43 da segunda etapa, o clube gaúcho empatou por 3 a 3 com o Vasco, em São Januário e chegou a sete partidas sem derrota na competição.
Com o resultado, o Vasco chega a 38 pontos conquistados em 28 partidas na competição. O clube ainda sonha com conquista de uma vaga na Copa Sul-Americana, mas o empate deste sábado colocou o objetivo em risco – a equipe fecha o sábado na 11ª colocação, a mesma em que iniciou a rodada, mas pode ser ultrapassada pelo Ceará.
O Grêmio, por sua vez, vê o fim de uma de quatro vitórias consecutivas. Com 43 pontos, a equipe gaúcha passa momentaneamente o Botafogo e ocupa a sétima colocação. O sonho da Libertadores ainda continua vivo, mas agora a equipe terá de torcer ainda mais contra os adversários que estão à frente.
A próxima partida do Vasco será na quarta-feira, dia 13, diante do Corinthians, também em São Januário. O jogo foi adiado da 18ª rodada, devido aos festejos do centenário corintiano. O Grêmio descansa uma semana e só joga novamente no próximo domingo, quando recebe o Cruzeiro, no Olímpico.
O jogo - A partida começou movimentada, com o Grêmio não se intimidando por estar em São Januário. Com isso, as chances de gol foram criadas rapidamente. A primeira aconteceu logo aos dois minutos, quando Douglas cobrou falta na área. A bola passou por todo mundo e quase entrou, mas o goleiro Fernando Prass se esticou para impedir a abertura do placar. Os gaúchos tinham o domínio do jogo e tiveram nova oportunidade aos nove. O lateral esquerdo Lúcio chutou dentro da are e a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Somente a partir dos dez minutos que o Vasco passou a atacar com perigo. Aos 11, Dedé aproveitou cobrança de escanteio, mas cabeceou para fora. Dois minutos depois, o atacante Éder Luís acertou o travessão de Marcelo Grohe. No entanto, aos 15, Éder Luís recebeu belo passe de Zé Roberto e só teve o trabalho de tocar para a rede na saída de Marcelo Grohe para abrir o placar em São Januário.
No minuto seguinte, o Grêmio teve um gol anulado pela arbitragem. O atacante André Lima estava adiantado quando escorou para a rede cruzmaltina. Após o lance, os gaúchos passaram a ter mais dificuldade em criar no setor ofensivo e ainda viam o Vasco superior em campo, com o domínio da partida.
Os gaúchos voltaram a ter boa chance somente aos 35 minutos, com André Lima. O atacante recebeu de Douglas, mas chutou mal. A resposta do Vasco veio dois minutos depois, Éder Luís foi lançado e, na hora de chutar, foi atrapalhado pelo zagueiro Rafael Marques, que impediu o que poderia ser o segundo dos donos da casa. O castigo veio aos 41, quando Jonas acertou belo chute no ângulo de Fernando Prass para empatar o jogo.
O revés acordou o Vasco, que partiu para cima do Grêmio nos minutos finais e foi recompensado já nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, Dedé escorou e a bola sobrou para o zagueiro Cesinha, na pequena área. O cruzmaltino cabeceou para a rede gremista e deixou os donos da casa com a vantagem para o intervalo.
A etapa final iniciou com o Grêmio buscando o empate logo nos primeiros minutos. No entanto, bem postado na defesa, o Vasco impediu a criação de boas chances dos visitantes. Nos contra-ataques, os cruzmaltinos tentavam marcar o terceiro para ter mais tranquilidade.
O jogo seguia equilibrado, com as duas equipes mais cautelosas, sem querer dar espaço para que o adversário pudesse ter uma chance de marcar. Tanto que o Grêmio só chegou perto do gol de Fernando Prass quando André Lima arriscou de fora da área. Já o Vasco, com Felipe, fez a mesma coisa.
Aos poucos, o Vasco dominou novamente o jogo e passou a chegar perto da área do Grêmio com mais intensidade. No entanto, somente aos 24 minutos os cruzmaltinos conseguiram chegar ao terceiro gol. Em cobrança de falta, Felipe rolou para Felipe Bastos chutar. A bola desviou na zaga gremista e enganou o goleiro Marcelo Grohe antes de entrar na rede.
No entanto, o Vasco não teve muito tempo para manter a diferença no placar. Aos 27 minutos, Jonas tabelou com André Lima e finalizou sem chance para Fernando Prass. O artilheiro do Campeonato Brasileiro chegou a 19 gols na competição e deixou o time gaúcho com chances dentro da partida.
Nos minutos finais, o Grêmio foi com tudo para cima do Vasco e foi premiado com o gol de empate aos 43 minutos. Gabriel recebeu passe dentro da área e chutou para a rede vascaína, decretando o resultado em São Januário.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 x 3 GRÊMIO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de outubro de 2010, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Helberth Costa Andrade (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Dedé e Jumar (Vasco); Fábio Santos, Gilson, Vilson, Paulão e Rafael Marques (Grêmio)
GOLS:
VASCO: Éder Luís, aos 15; Cesinha, aos 46 minutos do primeiro tempo; Felipe Bastos, aos 24 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Jonas, aos 41 minutos do primeiro tempo e aos 27 minutos do segundo tempo; Gabriel, aos 43 minutos do segundo tempo
VASCO: Fernando Prass; Fagner (Irrazábal), Dedé, Cesinha e Ernani; Rafael Carioca (Rômulo), Jumar, Felipe Bastos e Felipe (Allan); Zé Roberto e Eder Luis
Técnico: Paulo César Gusmão
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos (Gilson); Vilson, Ferdinando (Diego), Lúcio (Edílson) e Douglas; Jonas e André Lima
Técnico: Renato Gaúcho.