
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O ano de 2013 registrou resultados importantes em relação a qualificação profissional dos trabalhadores da indústria da Construção Civil piauiense. Houve grande oferta de cursos de capacitação em Pintor de Imóveis, Pedreiro, Marceneiro entre outros. Amanhã (19), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-PI, certificará quatro turmas com mais de 70 trabalhadores da Construtora Boavista.
De acordo com Heline Melo, gerente do Centro de Formação Profissional “Antônio José de Moraes Souza”, durante esse ano a construtora qualificou mais de 200 pessoas. “Encerraremos o ano capacitando mais duas turmas de Pedreiro, uma turma de Pintor de Imóveis e uma turma de Montador de Esquadrias”, explica.
Um convênio formalizado entre SENAI-PI, Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Teresina – SINDUSCON-THE, e construtoras locais tornou possível que as aulas de qualificação fossem realizadas nos canteiros de obras. Esse fato permite que o trabalhador frequente as aulas sem que seja necessário seu deslocamento até o Centro de Formação, o que otimiza seu tempo.
Um ponto que merece destaque quando se trata de capacitação na Indústria da Construção Civil é a crescente participação de mulheres nos cursos ofertados pelo SENAI-PI. Durante o ano, houve turmas exclusivas para as trabalhadoras.
A formatura das turmas será realizada a partir das 17h no canteiro de obras da Construtora BoaVista no Bairro Ilhotas.