
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
O SENAI – Departamento Regional do Piauí - por meio do Centro de Tecnologia em Alimentos (CTA), dentro das ações do Programa Alimentos Seguros (PAS) concluiu, no último dia (24), o curso de Produtor de Embutidos e Defumados com a participação de 28 alunos. O curso contou com carga horária de 160 horas envolvendo aulas de módulos básico e específico.
O almoço de encerramento do curso contou com a presença da gerente do CTA, Fernanda Castelo Branco, a professora Mabbel Nery, alunos concludentes e colaboradores do Sistema FIEPI. Conforme a gerente, o objetivo principal é investir maciçamente em educação profissional, qualificando pessoas para o mercado de trabalho na área de industrialização da carne.
O curso contou com alunos de perfil heterogêneo, composto por pessoas da comunidade que não conheciam o processo de produção de alimentos, estudantes da área de nutrição e também por gente que já possui vasta experiência na produção de alimentos, como o tecnólogo em gastronomia, Orlando Cantuário.
Imagem: Marcelo Almeida
“Para que possamos otimizar o trabalho do SENAI no CTA, é extremamente necessário que o empresariado, as faculdades com curso na área de alimentação, os gestores públicos e a comunidade conheçam o laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação e nossos projetos nesse segmento, através de visitas técnicas, programadas com esse objetivo”, explicou a gerente do CTA.
“Precisamos divulgar nossas ações, que são de grande interesse tanto da população como da indústria, pois contamos com diversos produtos e serviços aqui no CTA para atender a demanda da indústria de alimentos do Piauí, bem como na preparação de pessoas para o mercado de trabalho, através da formação e qualificação profissional”, afirmou Fernanda Castelo Branco.
De acordo coma a professora Mabbel Nery, durante o decorrer do curso foram repassadas aos alunos informações imprescindíveis nos processos que envolvem a atividade, que vão desde o conhecimento da legislação, passando pelas boas praticas de fabricação de alimentos, preparo tecnológico de embutidos, produtos defumados e salgados, até a higienização correta dos equipamentos, utensílios e instalações.
Para o aluno Sansão Lopes de Morais Neto, que é estudante do curso de nutrição, os conhecimetos adquiridos com a capacitação do SENAI irão servir para aprimorar o desempenho na sua atividade. “Foi muito importante para mim participar deste curso. Aqui,aprendi a desenvolver na prática várias coisas que ainda desconhecia na área de alimentos. Quero parabenizar o SENAI que me proporcionou tudo isso”, disse Sansão Lopes.
Já o tecnólogo em gastronomia, Orlando Cantuário, afirmou que com o curso os participantes, tanto as secretárias do lar, que trabalham em cozinhas domésticas, quanto aqueles tem mais experiência na área, dali pra frente irão desenvolver suas atividades com mais confiança. “Neste curso eles aprenderam como conservar a vida útil dos produtos; aproveitar os produtos e subprodutos do abate; criar novos sabores; realçar determinados cortes; melhorar a aparência do produto e agregar valor”, afirmou Cantuário.