
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
Encerra hoje (18) o Ecomoda, um dos maiores eventos do setor da Moda no Estado. O Sistema FIEPI, através do Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-PI, é um dos parceiros da realização.
A Unidade Móvel de Confecção do SENAI foi um dos destaques do primeiro dia de evento. Na ocasião, a entidade industrial promoveu uma oficina de Patchwork, ministrada pela instrutora Raimunda Oliveira. Durante os três dias serão apresentados Projetos Têxteis e de Confecção, executado junto às indústrias de moda do Estado. Além disso, haverá espaços para ações artísticas, de design, moda, cultura e gastronomia.
O presidente da FIEPI, em exercício, Félix Raposo, acredita que a parceria entre a Federação e Ecomoda é importante porque estimula a preparação de novos profissionais. “A FIEPI interage diretamente na preparação de mão de obra e talentos no setor da Moda. Em relação a esse evento vejo FIEPI está no lugar certo”, avalia.
Na ocasião, Flávio Sabrá, gerente de Inovação do SENAI/CETIQT, ministrou palestra sobre "Comportamento, Consumo e Ciclo de Vida do Produto". O profissional avalia que o evento fortalece o setor. “A moda tem, além do apelo das passarelas, o fator de ser uma das cadeias que mais emprega no país. Isso gera novas oportunidades e conhecimentos”, analisa Sabrá.
A designer de moda e empresária Andressa Arêa Leão afirma que nos últimos anos houve um aumento na procura pelos cursos ligados ao ramo da Moda.
“Acho fenomenal tudo o que está acontecendo. Esse momento iniciou com a implantação dos cursos de Moda nas faculdades. Hoje em dia a Universidade Federal oferta um curso nesse segmento. Eu sempre busco os cursos do SENAI, SENAC e as consultorias do SEBRAE, pois são maneiras de obter conhecimento através de plataformas rápidas e acessíveis”, aponta.