Portanto aos mais jovens que não viveram o inicio de Canavieira ,estes estão quase impossibilitados de reconhecerem suas origens por falta de informações. É preciso união da sociedade civil e política no sentido de criar grupos de pesquisas, para que se busquem o resgate da história da cidade, quem eram essas pessoas, como viviam, seus costumes e depois expor através de um local de cultura ou museu ficando assim visível a toda comunidade. É criar pontos para que se incentive a atividade cênica de teatro, danças,musicas, artes plásticas entre outras e posteriormente, quem sabe podemos nos orgulhar de um Canavieirense no cenário artístico Nacional ou até mesmo internacional. Fortalecer as danças típicas e folclóricas da região como bumba meu boi , quadrilhas, divino, reis. É buscar a renovação através da cultura. Portanto para os Canavieirenses espalhados por todo Brasil, segue abaixo fotos antigas de Canavieira para relembrar, quem já não ouviu um bom papo no carro de boi de seu Abel, as festas do Talo te contei do José Dineis, as figueiras do senhor Pedro Fonseca e Aurino Brito.










