
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
O Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) realizou, entre os dias 10 e 11 de abril, na FIEPI em Teresina, mais uma formação prática de docentes e coordenadores do Ensino Médio e Fundamental do Projeto Lego Zoom Education. A capacitação contou com carga horária de 16 horas, sendo ministrada por Raquel Ramalho, coordenadora pedagógica da Lego Zoom no estado do Ceará.
O Treinamento teve por objetivo fortalecer o papel dos gestores e coordenadores pedagógicos e melhorar a prática docente para o desenvolvimento pleno da das ações do programa Lego Zoom nas escolas do SESI do Piauí. Participaram todos os professores das Escolas do SESI dos municípios de Teresina, Picos e Parnaíba.
Conforme a consultora Raquel Ramalho, os professores receberam orientações para aplicação de aulas de educação tecnológica, utilizando os kits da Lego, que proporcionam aos alunos aulas mais satisfatórias e significativas. Para a Interlocutora do Projeto Lego Zoom no SESI do Piauí, professora Ednelma Luz, “uma capacitação como essa é muito importante porque ajuda na formação dos professores que vão desempenhar um trabalho mais consistente e significativo durante as atividades com os alunos”.
Danieile Meneses Cruz, professora da Escola Integrada Deputado Moraes Souza, do SESI de Parnaíba, disse que “com o desenvolvimento da metodologia Lego as crianças se envolve bastante nas atividades e assim constroem seus próprios conhecimentos”. Já a professora Raquel Campos, da Escola Conselheira Saraiva, do SESI de Teresina, avaliou como proveitosa a capacitação, afirmando que é sempre importante adquirir novos conhecimentos.
Sobre o Projeto Lego Zoom Raquel afirma que “é uma ferramenta que complementa a educação da criança, promovendo mais concentração e de certa forma uma melhoria no desempenho das atividades de outras disciplinas”.
"É sempre uma oportunidade de reforçar o processo de ensino e aprendizagem, tanto para o professor, que deve garantir o ensino e aprendizagem do aluno, como também para o aluno que precisa aprender de uma maneira diferente", ressaltou o superintendente do SESI do Piauí, Mardônio Neiva.