
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB), confirmou ontem durante a assinatura de convênio com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que se reuniu recentemente com o senador João Vicente Claudino (PTB), pré-candidato ao Governo do Estado. Na conversa entre os dois a pauta não poderia ser diferente: aliança entre tucanos e petebistas para a eleição de 2010.
O tucano, que é pré-candidato ao Palácio de Karnak pela oposição, explicou as negociações: “A conversa com o João Vicente foi a possibilidade de fazer uma aliança. Essa foi a conversa. Foi essa daí, a outra, a outra e todas elas”. A proximidade entre o petebista e Silvio Mendes gera surpresa, já que João Vicente Claudino tem descartado publicamente a possibilidade de se alinhar à oposição ao governo para disputar as eleições.
JVC tem dito reiteradas vezes que sua prioridade é disputar a vaga de candidato a governador na chapa governista. O que, segundo o tucano Silvio Mendes, pode ter afastado possíveis aliados. “Na época, lá atrás, poderia ser ele (João Vicente, candidato ao governo). Só que ele declarou que não seria candidato pela oposição. Ora! Se ele não quer ser candidato da oposição, como é que eu posso apoiá-lo?”, questionou.
Para o prefeito de Teresina, conversações como esta que ocorreu entre ele e o senador João Vicente são demonstrações claras de que “tem gente remando ao contrário” do barco (entende-se base aliada) conduzido pelo governador Wellington Dias, do PT. Para Silvio, o “mar não está calmo nem para situação e nem para a oposição”.
Sobre os possíveis benefícios que essa turbulência marítima poderia trazer para a oposição nestes momentos decisivos da sucessão estadual, o pré-candidato do PSDB foi enfático: "A oposição não tem direito de não ser coerente”. Estando na oposição ou não, o senador João Vicente Claudino é, dentre todos os pré-candidatos ao governo, o que tem a situação mais favorável para viabilizar uma candidatura. Ele tem o mandato de senador, e, portanto, não precisa
afastar-se para se candidatar; pode ser ainda candidato da base aliada ou, se não tiver espaço para ele, poderá ser aliado da oposição.