
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Pela primeira vez o Piauà teve três candidatos fortes ao Governo. A eleição disputada neste domingo (3) definiu que apenas dois continuam na corrida pelo Palácio de Karnak. No dia 31 de outubro, além de decidir se Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB) será o futuro presidente do Brasil, o eleitor piauiense também definirá quem comandará o Estado: Wilson Martins (PSB) ou SÃlvio Mendes (PSDB). E ambos já decidiram o que fazer na segunda-feira: buscar o apoio do terceiro colocado, João Vicente Claudino (PTB).
Enquanto Wilson Martins elogiou e prometeu buscar o apoio tanto de João Vicente como de Ciro Nogueira (PP), eleito senador com Wellington Dias (PT), SÃlvio Mendes chegou a declarar que sua vitória no segundo turno depende da aliança com o PTB, para tirar a diferença de quase 300 mil votos.
Wilson Martins venceu o primeiro turno com mais de 720 mil votos válidos (46,3%). SÃlvio Mendes teve cerca de 470 mil (30%). João Vicente Claudino cresceu com os votos do interior, mas só chegou a 330 mil (21%). Teresa Britto (PV) obteve 1,5%. Os percentuais foram obtidos após 99% das urnas apuradas. De 2,2 milhões de eleitores, 50 mil foram brancos e quase 200 mil nulos (10%). A abstenção chego a quase 20% - 447 mil.
Os percentuais bateram com os números da pesquisa Captavox, que apontava no último dia 1º João Vicente com 19%, indo a no máximo 21% com a margem de erro de dois pontos percentuais, e SÃlvio Mendes com 31% e Wilson Martins com 40%, único que teve Ãndice um pouco superior, o que indica crescimento de pelo menos quatro pontos nos últimos dois dias.
A campanha dos candidatos
Wilson Martins virou o candidato da base governista após a renúncia de Wellington Dias (PT), então governador. O vice assumiu o cargo e o comando dos aliados, mas perdeu o apoio do PTB, PP e PDT, que seguiram com o senador João Vicente Claudino. O candidato segurou o PMDB, que ameaçava ir para a oposição, ao escolher o deputado Moraes Sousa Filho como vice, e ainda enfrentou problemas para confirmar a coligação o PT. Depois, foi alvo de ataques dos adversários na campanha. Ainda assim, Wilson Martins cresceu a cada pesquisa. Apoiado pelo presidente Lula e Dilma, chegou a dar sinais de que poderia vencer no primeiro turno.
Médico, 57 anos, formado pela Universidade Federal do PiauÃ, atual governador foi deputado estadual por três mandatos pelo PSDB, secretário de Saúde de Teresina e de Desenvolvimento Rural do PiauÃ. O combate à febre aftosa é um dos pontos enaltecidos em sua campanha para prolongar sua permanência no Governo.
SÃlvio Mendes também é médico, tem 60 anos e renunciou ao cargo de prefeito de Teresina para disputar o Estado. Com aprovação superior a 70%, não temeu deixar o municÃpio com seu vice Elmano Férrer, que se manteve fiel ao PTB e apoiou João Vicente Claudino. Chegou a liderar as primeiras pesquisas, mas foi superado e se viu ameaçado por JVC.
Para avançar, precisou superar a presença menor do partido no interior para realizar a campanha. Aliado aos senadores Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (DEM), SÃlvio Mendes visitou municÃpios levando aos eleitores crÃticas quanto a obras paradas, falta de assistência ao agricultor, problemas na saúde e educação. A administração tucana por quase duas décadas em Teresina foi seu cartão de visitas. e lhe rendeu votação expressiva na capital, além de percentuais nos maiores colégios eleitorais, que o garantiram no segundo turno.