
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da família Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
No último sábado (02/07), ocorreu no auditório da UESPI o simpósio interdisciplinar com o tema “História e Memória da Educação em Oeiras e Patrimônio Arquitetônico na Perspectiva da Acessibilidade”.
O evento foi idealizado pelo professor mestrando Edson Josué Vieira de Sá.
O evento contou com a participação dos acadêmicos dos cursos de história e pedagogia da UESPI – Oeiras, acadêmicos da UFPI de picos, acadêmicos da UESPI de Alegrete do Piauí, membros da confraria Eça-Dagobertiana de Oeiras, acadêmicos do CEERSEMA, acadêmicos da UFPI de Teresina.
O evento foi bastante participativo e enriquecedor. Os ouvintes ficaram atentos às falas e encantados com a palestra da professora mestra Amada Campos, tendo em vista que os mesmos estudaram da obra “História e memória da educação em Oeiras: de meados do século XVIII ao século XX”. Os acadêmicos fizeram bastantes perguntas aos palestrantes e aos membros da mesa-redonda.
No final de cada momento, foram sorteados vários livros e revistas para os participantes.
O momento de autógrafo foi bastante participativo, pois como os acadêmicos ficaram encantados com a obra da professora Amada, quiseram adquiri-la.
Dentro da programação foram ministradas oficinas, palestras e mesas redondas. Participaram do evento a professora Ms. Amada de Cássia Campos Reis, que falou sobre “História e Memória da Educação em Oeiras”, que também fez o relançamento do livro História e Memória da Educação em Oeiras de meados do século XVIII ao século XX.
A programação seguiu com uma mesa-redonda com o tema “Educação em Oeiras: Conquistas e Desafios”. Participaram os professores Edson Sá, Yara Lízia Porto Reis, Paulina Almeida, Marineide Soares, Rita de Cássia Neiva.
O simpósio contou com a participação de Tiago Ramires, chefe da divisão técnica do IPHAN, que falou sobre “Patrimônio Arquitetônico na Perspectiva da Acessibilidade”, e foi finalizado com uma mesa-redonda com o tema “A importância da memória arquitetônica e documental para a preservação da história” que teve a participação de Edson Sá, Rita de Cássia Neiva, Júnior Vianna e Tiago Ramires.