Geral
Sinfônica de teresina em oeiras no 24 de janeiro
Por: Giselle Silva em 09/01/2009 - 14:30
A Orquestra Sinfônica de Teresina se apresentará em Oeiras no próximo daí 24 de Janeiro, dia em que os oeirenses comemoram o dia do Piauí, e que tradicionalmente acontecem as festividades cívicas e culturais.
A orquestra virá a Oeiras como parte do Projeto Teresina Visita. Esse é um dos primeiros projetos do novo presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, professor Cinéas Santos. Na oportunidade, a Orquestra apresentará A Nona Sinfonia de Beethoven.
Executada em diversas apresentações no final do ano em Teresina, a Nona Sinfonia, completada em 1824, quando Beethoven já estava praticamente surdo, “é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas do compositor.
A nona sinfonia incorpora parte do poema An die Freude ("À Alegria"), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha se utilizado da voz humana com o mesmo destaque que os instrumentos, numa sinfonia, criando assim uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos. (fonte wikipédia).
Esta apresentação começou a ser cogitada a partir de uma carta aberta escrita por Joca Oeiras, às autoridades e gestores culturais locais e estaduais, após o Maestro Aurélio Melo lhe enviar um email falando do seu desejo de apresentar esta peça na Igreja de Nossa Senhora da Vitória: “... O propalado sonho deste oeirense imprescindível tem do meu ponto de vista, todas as condições de concretizar-se no próximo dia 24 de Janeiro de 2009, data cívica de maior regozijo entre os oeirenses. Penso isso, inclusive, porque esta será a primeira oportunidade de do Governador W. Dias e o Prefeito B Sá organizarem, conjuntamente, um ato da envergadura que se reveste o 24 de Janeiro em Oeiras, ambos somando esforços para a concretização de um evento que jamais será esquecido...”
De acordo com o professor Cinéas Santos, "Teresina não pode comportar-se como uma grande cidade alheia às demais cidades do Piauí. Teresina é capital e capital é cabeça. Vamos estender o projeto a todos os municípios que nos convidem e nos ajude a viabilizá-lo".