Sociedade Educacional Paulo Freire promove culminância do Projeto ‘’La Culture of English y Español’’
20/11/2024 - 14:48Com o objetivo de estimular o interesse pelos idiomas Inglês e Espanhol, a iniciativa propôs uma abordagem dinâmica e lúdica
A Sociedade Educacional Paulo Freire tem investido na formação de uma geração mais consciente e preparada financeiramente ao implementar o projeto “Dinheiro Não é Brincadeira” para estudantes do Infantil I, Infantil II A e Infantil II B. O projeto integra a Educação Financeira, tema transversal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e busca desenvolver nos alunos uma relação equilibrada e responsável com o dinheiro desde cedo.
Com foco no real, a moeda brasileira, as atividades envolvem ensinamentos práticos sobre como poupar, gastar e ganhar dinheiro de maneira ética e sustentável. A iniciativa aborda conceitos financeiros de forma lúdica e adaptada à faixa etária, incentivando uma visão responsável sobre consumo e planejamento. “Queremos que as crianças compreendam o valor do dinheiro e a importância de escolhas conscientes, alinhadas a uma perspectiva ética e de sustentabilidade”, explicam as professoras Lady Jane Sousa, Célia Cláudia Borges e Dayanne Rose Mariano responsáveis pelo projeto.
Além de proporcionar aprendizado às crianças, o projeto também envolve as famílias, incentivando o diálogo sobre finanças no ambiente familiar. Esse conhecimento compartilhado fortalece a noção de responsabilidade financeira, com impacto tanto no presente quanto no futuro dos alunos. “Com essas orientações, os alunos não só desenvolvem habilidades financeiras, como também ganham ferramentas para, futuramente, realizar seus sonhos de forma planejada”, destaca as professoras.
O projeto “Dinheiro Não é Brincadeira” reflete o compromisso da Sociedade Educacional Paulo Freire em formar cidadãos conscientes e preparados para lidar com os desafios financeiros do dia a dia. Ao entenderem o valor do planejamento e da poupança, os alunos estarão mais capacitados a tomar decisões que contribuem para a realização de seus projetos e o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada e financeiramente responsável.