Projeto “Amigos pra Valer” promove empatia e união na Sociedade Educacional Paulo Freire
10/10/2024 - 12:16Os alunos participam do projeto confeccionando pulseirinhas criativas, que são trocadas entre amigos por meio de sorteios.
A Sociedade Educacional Paulo Freire promoveu sua Feira de Ciências 2024, destacando a participação ativa dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais – e do Ensino Médio. Com o tema "A Importância da Ciência, Tecnologia e Inovação na Sociedade", o evento abordou uma variedade de subtemas inovadores, como o uso de Inteligência Artificial (IA) para explorar outros planetas, prever a trajetória de asteroides e cometas, analisar dados de saúde, criar e estudar organoides, e diagnosticar doenças raras e câncer hematológico. Também foram abordados temas como eficiência energética, física quântica nos filmes, eletrostática no cotidiano, química forense, e a singularidade dos buracos negros.
O principal objetivo da feira foi incentivar a pesquisa científica e promover a integração entre ciência e tecnologia de maneira interdisciplinar. Sob a orientação dos professores de Ciências, Química, Física e Biologia, os estudantes exploraram como esses conhecimentos podem melhorar a qualidade de vida de forma sustentável.
Mais do que um simples evento escolar, a Feira de Ciências permite que os alunos assumam o protagonismo no processo de construção do conhecimento. A prática pedagógica usada é eficaz para despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes, incentivando-os à pesquisa e à investigação científica.
Edgar Sousa, coordenador pedagógico, ressaltou o impacto positivo da feira: "Nossa Feira de Ciências tem se tornado cada vez mais grandiosa, contribuindo para a elevação da aprendizagem dos nossos alunos. É fundamental entendermos o papel da ciência na sociedade e como ela agrega valor ao processo educacional. Ver nossos alunos aplicando o que aprenderam, especialmente com o uso da tecnologia, como a Inteligência Artificial, é muito gratificante."
O evento aconteceu em diversos espaços da escola e atraiu um grande público, incluindo pais, familiares e membros da comunidade, que puderam prestigiar o trabalho dos alunos e aprender com suas apresentações.