Geral
Temperatura pode chegar aos 42ºC no PiauÃ
Por: Da Redação em 17/08/2012 - 14:13
A sequência de massas secas e quentes tem deixado o tempo bastante seco em todo PiauÃ, onde se registra, em média, 35ºC diariamente. O mais grave é que a meteorologia prevê temperaturas ainda mais altas para os meses de setembro e outubro, quando essa média pode chegar a ultrapassar os 40ºC.
"Nos últimos dias, a temperatura do estado tem oscilado entre 34ºC e 36ºC, com maior frequência nos 35ºC. Mas, teve dias que registramos 37ºC durante os horários de pico", informa Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos HÃdricos do Estado do Piauà (Semar).
Ela acrescenta que a tendência é das condições climáticas piorarem ainda mais nos próximos meses, quando se inicia o tradicional perÃodo do B-R-O-BRÓ, cujas temperaturas podem atingir os 40ºC, chegando até os 42ºC.
"Não existe previsão de chuvas para o PiauÃ. Em Teresina, esses dias, houveram alguns chuviscos isolados, mas, estes são resquÃcios de nuvens úmidas que chegaram até a capital. As altas temperaturas são consequências da massa de ar seca somada à s caracterÃsticas da proximidade do B-R-O-BRÓ", explica a meteorologista.
Baixa umidade do ar alerta população do extremo Sul do estado
A previsão também não é nada animadora quando se trata da umidade do ar, que pode atingir valores abaixo dos 30% nos municÃpios situados no Centro/ Norte do Piauà e abaixo dos 25% nas cidades do Sul e extremo Sul do estado.
Em Teresina, por exemplo, os Ãndices oscilam entre 30% e 25%. Já nos municÃpios de Canto do Buriti, São João do PiauÃ, Caracol e de São Raimundo Nonato, que estão localizados no semiárido, a umidade pode chegar aos 12%.
A umidade relativa do ar ideal gira em torno de 50% a 80%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica que percentuais inferiores a 30% são considerados estado de atenção. Entre 20% e 12%, considera-se estado de alerta e abaixo de 12%, alerta máximo.