
PolÃcia Militar apreende drogas, celular com restrição e motocicleta adulterada em Oeiras
30/04/2025 - 08:38Abordagem no bairro Canela resulta na condução de suspeito à Delegacia Seccional após patrulhamento da Operação Planejada
A capital piauiense lidera o ranking de motoristas do sexo masculino que admitiram dirigir bêbados nas estradas e rodovias, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o VIGITEL, os maiores percentuais de pessoas que declaram beber abusivamente e dirigir, entre homens, foram em Teresina (6,6%), Aracaju (6,1%) e Goiânia (5,7%). Entre mulheres, está liderando o ranking Boa Vista (1,9%), Porto Velho (1,8%) e Fortaleza (0,7%).
A pesquisa do Ministério da Saúde, feita com mais de 54 mil pessoas em capitais, mostra que é comum o hábito de beber e dirigir entre os brasileiros. No PiauÃ, o número de mortes por acidente de trânsito é maior que o de homicÃdio.
Dados do Ministério da Saúde revelam que o brasileiro voltou a beber e dirigir com mais freqüência nos últimos seis meses quando comparado aos primeiros meses da Lei Seca, em vigor desde junho do passado.
Entre a população pesquisada que disse fazer consumo abusivo de álcool, o percentual de homens que admitiram beber e dirigir é 10 vezes (3%) maior que o de mulheres (0,3%). A prática de dirigir após consumo abusivo de bebida alcoólica alcança maior freqüência na faixa etária entre 25 e 34 anos (4,0% dos homens e 0,7% das mulheres).
MENOR TAXA OBESIDADE
Das 27 cidades pesquisadas, Porto Alegre é a que apresenta maior frequencia de excesso de peso em adultos: quase metade da população adulta (49%) está acima do peso. A capital gaúcha também lidera o ranking quando o assunto é obesidade – 15,9% dos adultos estão com IMC acima de 30 kg/m² . Já Teresina é a cidade em que há menor quantidade de pessoas acima do peso (36,6%), embora o menor número de obesos esteja em São LuÃs (MA), onde 9,5% são obesos.
Cidade Verde