
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O Estado do Piauí tem hoje 152 juízes de Di
reito. O presidente e a corregedora do Tribunal de Justiça, desembargadores Raimundo Nonato Alencar e Rosimar Leite Carneiro, respectivamente, reuniram os magistrados e passaram orientação para melhorar a prestação jurisdicional na Justiça de primeiro grau. A meta é melhorar os serviços e evitar acúmulo de processos.
Foram estabelecidas metas para melhorar os serviços do judiciário, segundo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O desembargador Alencar frisou que as metas são as mesmas do grupo integrado do CNJ que passou cinqüenta dias no Piauí.
“Estamos tentando despertar nos juízes este sentimento de multiplicador e, no interior, atingir o mesmo patamar dos serviços da capital. Para isso, fizemos uma série de exposições e recomendações”, adiantou o presidente.
Para ele, devem ser fomentadas novas e boas práticas, e uma forma moderna de prestação jurisdicional, com mais efetividade e celeridade. “Queremos ter melhores serviços cartorais, melhor distribuição de pessoal, melhor qualificação e organização processual. Queremos evitar aquele amontoado de processos pelo chão nos fóruns e cartórios”, assinalou Raimundo Nonato Alencar.
A corregedora Rosimar Leite comentou que a informatização do Judiciário vem para ajudar nestas metas. A informatização do judiciário piauiense, inclusive no interior, deve acontecer ainda este ano.
Os 152 juízes, inclusive os 20 novos magistrados empossados esta semana, foram reunidos para que as novas orientações fossem melhor assimiladas. Os novos juízes ainda trocaram informações com os juízes mais antigos da capital e do interior no plenário do Tribunal de Justiça, ontem à tarde (8).
Durante o encontro o presidente do TJ fez a entrega simbólica de notebooks a todos os magistrados. Com a nomeação de 20 novos juízes substitutos, o Tribunal de Justiça preencheu mais da metade das comarcas que se encontravam vagas no Estado .
Diário do Povo