Jovem de 22 anos morre após sofrer parada cardíaca durante jogo de futsal no Piauí
22/09/2025 - 08:24Em nota, a universidade onde Pedro estudava lamentou a morte e prestou solidariedade à família dele.
O Tribunal Eleitoral do Piauí realiza eleição simulada no próximo dia 21, sábado, para testar todos os sistemas informatizados, transmissão de dados, infra-estrutura, votação paralela, voto em trânsito, dentre outras coisas. Em cada Zona Eleitoral será instalada três seções, pelo menos, para simular o voto.
Neste caso, servidores da Justiça Eleitoral simularão a transmissão de dados, a totalização deles, testando o voto em trânsito e a votação paralela.
Em Piripiri e Piracuruca - municípios que se submeterão ao voto biométrico – a simulação terá uma particularidade inédita.
As seções, num total de cinco em cada município, serão instaladas em um logradouro fora do Cartório Eleitoral e os eleitoes serão convidados a comparecer para participar da simulação.
A presença do eleitor se faz necessária na simulação realizada nas duas cidades em razão do sistema biométrico, que não pode prescindir da presença física do eleitor. Necessário, pois, que o próprio eleitor compareça e vote.
A novidade, então, é que é a primeira vez que a Justiça Eleitoral realiza uma simulação com a efetiva participação de eleitores, embora restrita aos municípios com voto biométrico.
A simulação, que utilizará candidatos fictícios (desenhos e fotos de animais), segundo a Secretaria de Informática do TRE, envolverá mais de duzentas pessoas - duas para cada Zona Eleitoral e mais 15 técnicos do TRE.
Serão observados todos os procedimentos de uma eleição, desde a preparação das urnas, totalização, envio de dados, recuperação de dados. O simulado tem caráter nacional e envolve o sistema da Justiça Eleitoral de todo o País.
Por Carlos Alberto