
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí vai definir o futuro da eleição suplementar de Paes Landim. O pleito está marcado para domingo e uma das duas coligações teve o registro de dois nomes indeferidos pela Justiça Eleitoral. O julgamento é aguardado até sexta-feira.
Primeiro, a coligação "A união para o bem do povo" teve indeferido o nome de Josimá Mauriz da Silva. Na tentativa de substituí-lo, Jildetina Maria Borges Mauriz, a Jilda (PSDB) foi lançada. Porém, o juiz Noé Pacheco de Carvalho indeferiu o novo registro alegando que a mesma se desencompatibilizou três semanas após o prazo legal.
Jilda contesta a argumentação do juiz e recorreu ao TRE. O recurso foi protocolado na última segunda-feira, mas os trâmites da eleição continuam em andamento com o nome da candidata e seu adversário, Valdinino Dias de Araújo, o Divino Dias (PRB), da coligação "Continuando a vitória que o povo quer". Ontem mesmo as fotos dos candidatos foram conferidas.
A Justiça Eleitoral em Paes Landim vai aguardar até sexta-feira ou sábado pelo julgamento do recurso no TRE para fazer a inseminação das urnas. Jilda tem 24 horas para ser substituída caso a resposta da corte seja negativa para sua reclamação. A legislação ainda permite que ela dispute a eleição enquanto recorre a instâncias superiores, correndo o risco de ter seus votos anulados se for mantida a decisão inicial.
A eleição suplementar ocorre após a cassação do prefeito Carlos Alberto Marques de Carvalho (PT).