
São Miguel do Fidalgo realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
01/05/2025 - 16:16Evento reuniu gestores, profissionais e população para debater avanços e desafios na promoção da saúde laboral
A 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça julga nesta terça, 02, a partir das 09h00min a prefeita de São Miguel do Fidalgo. Maria Salomé da Silva Cronemberger (PPS), a “Siá Nena”.
O Ministério Público do Estado do Piauí denunciou a prefeita por infração ao art.1º, inciso I, do Decreto Lei 201/67, combinado com o art.71 do Código Penal, e art. 89, caput, da Lei 8.666/93, combinado com o art.71 do Código Penal.
Também foi denunciado como incurso nos mesmos artigos o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Abel Júnior da Silva Cronemberger. A denúncia foi autuada no TJ em 10 de outubro de 2006.
Notícia Crime
A denúncia foi originada de duas representações que foram encaminhadas a Procuradoria Geral de Justiça através da Câmara Municipal pelo então presidente Genival João Cabral, referentes a irregularidades nas contratações realizadas pelo município no primeiro ano de mandato da prefeita. As representações criminais foram apuradas em inquérito policial instaurado a partir de requisição do Ministério Público aonde foi constatado que a prefeita e alguns parentes, detentores de cargo de confiança, cometeram diversas irregularidades, como a não realização de licitação para aquisição de combustíveis e peças de reposição da frota de automóveis, o gasto excessivo com a manutenção e abastecimento da frota de veículos (dois microônibus, uma L-200, um caminhão, uma F-1000, uma D-20, duas motocicletas e um carro alugado) superior a 200 mil Reais. Nos meses de junho a novembro foram despendidas somas mensais superiores a 20 mil e 30 mil Reais com os veículos de propriedade da prefeitura e comprados pneus, aro 14, que são incompatíveis com os automóveis do poder público municipal.
A notícia crime também denunciou um suposto envolvimento da prefeita em um esquema de corrupção, do qual estariam participando vereadores do município, os quais, supostamente, teriam recebido vantagens indevidas em troca de apoiá-la politicamente. A denúncia foi recebida por unanimidade em maio de 2008, a ação seguiu o rito da Lei 8.038/90.
O relator da ação, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, após revisar os autos, pediu a inclusão na pauta de julgamento.
Maria Salomé da Silva Cronemberger é prefeita reeleita de São Miguel do Fidalgo.