
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no Piauí, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
Segundo informações divulgadas no jornal Diário do Povo desta quinta-feira (04/10), O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o pedido do TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) de envio de tropas federais para reforçar a segurança em 147 municípios de 65 zonas eleitorais do Piauí durante as eleições de domingo. O indeferimento se deu na sessão de ontem, com a justificativa de que o governador do Estado, Wilson Martins, garantiu que poderá assegurar a segurança do pleito em todos os municípios com a Polícia estadual.
Na mesma sessão, o TSE autorizou o envio de tropas federais para 112 municípios do Rio Grande do Norte, quatro de Alagoas e oito de Sergipe. Com as autorizações de ontem, o TSE já aprovou o envio de forças federais para 268 municípios de 10 estados (Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro). No caso do Piauí, o Plenário do Tribunal rejeitou o envio de forças federais acompanhando o voto do ministro Marco Aurélio, relator do pedido feito pelo TRE-PI. "O governador do Estado assevera a capacidade das forças locais de assegurarem a normalidade do pleito", destacou o ministro Marco Aurélio.
Porém, ontem mesmo o TRE-PI decidiu, por unanimidade, pedir novamente a segurança de tropas federais para os 147 municípios, justificando que muitos deles são problemáticos e têm histórico de brigas e violência na campanha e no dia das eleições. Para o TRE, a Polícia Militar não tem efetivo suficiente para garantir a segurança nas eleições em todos os 224 municípios piauienses. A Polícia Militar do Piauí está mobilizando mais de 3 mil homens para fazer a segurança no interior.
Segundo o comando da PM-PI, será colocado pelo menos um policial militar em cada uma das sessões eleitorais em todo o Estado. Mas a Justiça Eleitoral do Estado considera o número insuficiente para garantir a tranqüilidade do pleito. Na sessão de ontem, o Tribunal acatou por unanimidade uma proposta feita pelo procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, para que o TRE refaça o pedido de envio de tropas, pedindo a reconsideração do TSE.
O TRE-PI está fazendo uma triagem dos municípios mais problemáticos, com base em dados históricos e quer o reforço da segurança, principalmente nestes municípios, que passam de 55 cidades. Os juízes eleitorais continuam encaminhando pedidos de reforços de tropas federais ao Tribunal. Ontem, foram mais quatro pedidos acatados pela corte. Agora, são 65 zonas eleitorais que pedem o reforço, totalizando 147 municípios, do total de 224.
SECRETÁRIO CONCORDA COM REFORÇO POLICIAL
O secretário estadual de Segurança, Robert Rios, disse que concorda com a preocupação de juízes e promotores sobre a necessidade de reforço das tropas federais para assegurar a segurança nas eleições. Ele afirmou que estão sendo enviados o maior número de policiais civis e militares da história das eleições, cerca de 4 mil homens vão trabalhar para garantir a segurança.