
Homem é conduzido à Delegacia de Oeiras após denúncia de ameaça de morte em Santa Cruz do Piauí
06/07/2025 - 17:59Caso foi registrado neste domingo (6) na zona rural do município, após a companheira relatar ter recebido áudios com ameaças de morte
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de liminar concedida pelo ministro Enrique Ricardo Lewandowski, determinou a imediata reassunção de Everardo Araújo de Moura Carvalho (PTB) ao cargo de prefeito do município de Isaías Coelho e de Arismagno Carvalho Muniz (Boin), ao cargo de vice-prefeito.
O prefeito Everardo Moura teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), juntamente com o seu vice-prefeito Arismagno Muniz. Eles aguardavam a publicação do acórdão para assim recorrerem ao TSE, o que aconteceu na última quinta-feira, dia 10 e hoje, segunda-feira, dia 14, a liminar foi concedida por aquela Corte.
De acordo com a liminar, o TSE manda o TRE-PI oficiar o juiz da Comarca de Simplício Mendes, da qual Isaías Coelho é termo judiciário, para que este magistrado determine à Câmara Municipal reempossar em seus cargos o prefeito e o vice-prefeito. Desde a última quinta-feira, quando foi publicado o acórdão, o município está sendo comandado pelo presidente da Câmara, vereador Francisco Pereira da Silva, o Chico de Benigno (PMDB), aliado de Everardo Moura.
A sentença prevê também que os gestores permanecerão em seus cargos até que sejam apreciados os chamados embargos declaratórios, sendo intenção do prefeito Everardo Moura que o TSE, ao julgar em definitivo o mérito, reformule a decisão do TRE-PI, que no seu entender foi injusta e desrespeitou a vontade soberana do povo que Isaías Coelho que lhe confiou os destinos do município através do voto.
Desde que foi anunciada a concessão da liminar do TSE, os partidários de Everardo Moura e Boin comemoram com muita euforia em Isaías Coelho. Everardo tomou conhecimento da liminar em Teresina e já se deslocou para o município, a fim de reassumir o seu cargo.