
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A Coordenadora Geral do Ensino a Distância da Universidade Estadual do Piauà - EAD/UESPI, Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes, afirmou que o programa de Educação a Distância vai crescer na Instituição. Atualmente, o EAD funciona na UESPI através do curso de Letras/Espanhol, oferecido nas cidades de Campo Maior, Piripiri, Picos e Oeiras. No segundo semestre do corrente ano, o Curso vai chegar a mais 11 localidades do Estado.
"Esperamos ofertar, na modalidade EAD, já no primeiro semestre de 2010, os cursos de Pedagogia, Letras/Português, Letras/Inglês e Biologia. Também há a possibilidade de ofertarmos os Cursos de Turismo e Bacharelado em Administração Pública", adiantou a coordenadora. Lourdes Salmito também informou que o EAD da UESPI entrará no campo das Pós-graduações. "Estamos participando do edital do Programa Nacional de Formação em Administração Pública, do Governo Federal. Com isso, no futuro, poderemos oferecer Pós-graduações em Gestão Pública, Gestão em Saúde e em Gestão Pública Municipal, totalizando mais de 600 vagas. Para isso, estamos enviando os projetos necessários", completou Lourdes.
O programa de Ensino a Distância da UESPI começou em meados de 2005, quando a instituição firmou parcerias com a Universidade Federal do Piauà (UFPI), o Centro de Ensino Federal Tecnológico (CEFET) e o Banco do Brasil. No primeiro semestre de 2007, a universidade participou do primeiro edital da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na ocasião, somente as universidades federais podiam participar, e a UESPI tornou-se parceira da UFPI. No segundo semestre do mesmo ano, a participação foi estendida às instituições estaduais através do segundo edital, e a UESPI garantiu presença no programa.
A Universidade providenciou a seleção de professores tutores e coordenadores de pólo, além de montar uma equipe multidisciplinar para dar o apoio necessário às atividades do programa. As aulas do curso de Letras/Espanhol do EAD/UESPI iniciaram-se em março, com a realização de cursos de nivelamento em noções básicas de informática, noções básicas de espanhol e também da plataforma Moodle - suporte tecnológico que possibilita o ensino a distância.
"Tudo isso deixa claro que a universidade está ganhando mais estrutura. O ensino a distância é, sem dúvida, uma tendência, mas estamos procurando implantá-lo na UESPI de forma responsável e planejada. Estamos contando com o apoio do Ministério da Educação e do Governo Estadual, o que nos deixa otimistas quanto ao crescimento do EAD", afirmou Lourdes Salmito.
Uespi